Evento reúne Ceasas de todos os estados de olho no consumo de frutas

Leia em 2min

O brasileiro consome menos da metade dos 400 gramas diários de frutas, verduras e legumes recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Paralelo a isso, mais da metade da população está acima do peso e com um número crescente de doenças não transmissíveis como diabetes, hipertensão e obesidade. Estes e outros desafios relacionados ao abastecimento e alimentação vão ser discutidos por Ceasas de todo o País no Encontro Nacional das Centrais de Abastecimento, que Campinas sedia a partir de hoje até a próxima sexta-feira com debates sobre temas de interesse da cadeia produtiva de hortifrutigranjeiros como a campanha de incentivo ao consumo de frutas, verduras e legumes.

O Encontro Nacional das Centrais de Abastecimento será no Hotel Dan Inn. Vai reunir dirigentes, técnicos, comerciantes, produtores e representantes dos setores de abastecimento e agricultura de todo o País. A meta é debater temas sobre a cadeia produtiva de hortifrutigranjeiros. O presidente da Ceasa Campinas, Mario Dino Gadioli, disse que é um privilégio sediar um evento desse porte. "Técnicos e diretores de toda a parte do Brasil, reunidos em oficinas e dando sua contribuição sobre a Ceasa e sua modernização, então colhendo todas essas informações. Vamos estruturar um manual de boas práticas. Isso é um privilégio, porque a Ceasa Campinas foi escolhida por ser um modelo para todo o Brasil. Somos considerados a mais organizada de todas as Ceasas."

Nos três dias do evento haverá visita técnica, palestras e oficinas sobre infraestrutura, legislação, embalagens, qualidade, transporte, segurança alimentar e logística. Todo o conteúdo vai gerar um Manual de Boas Práticas das Ceasas. O Encontro é promovido pela Associação Nacional das Centrais de Abastecimento (Abracen).

Segundo levantamento da Abracen, hoje, as 30 centrais de abastecimento do país e 42 entrepostos movimentam cerca de R$ 29 bilhões por ano. Entre hortigranjeiros, cereais, industrializados e produtos como flores e pescados, as Ceasas ofertam 17,8 milhões de toneladas/ano. O sistema engloba mais de 10 mil empresas e gera 200 mil empregos diretos.

Na programação do evento há duas palestras hoje. Às 14h, o pesquisador da Embrapa, Evaristo Eduardo de Miranda, faz um panorama da agricultura brasileira no século 21, sustentabilidade, produção e produtividade. O pesquisador e diretor de CPD de Proteção Ambiental do Instituto Biológico, Marcos Roberto Potenza, fala às 15h30 sobre a segurança dos alimentos que consumimos.



Veículo: DCI


Veja também

Todos querem ser o panetone deste Natal (Arcor, Bauducco...)

Arcor investe R$ 3 milhões em ações de ponto de venda e marketing. Cacau Show capricha nas embalage...

Veja mais
Setor agropecuário recua 3,5% e derruba indicador

Com peso de 5,3%, a agropecuária foi o principal responsável pela retração de 0,5% do PIB no...

Veja mais
Preço do leite cai em novembro com o aumento da captação

A expectativa para dezembro é de nova redução nos valores por litro pagos aos produtores O aumento...

Veja mais
Varejo volta a financiar o consumidor

As lojas voltaram a financiar as compras do consumidor por meio de cartões próprios, carnês e boleto...

Veja mais
Hypermarcas modifica equipe de vendas

A Hypermarcas redesenhou sua área de vendas, que em 2010 era formada por doze equipes originárias de diver...

Veja mais
Sakata consolida sua posição em sementes de hortaliças no país

A história do agrônomo Nelson Shoiti Tajiri, formado em uma das primeiras turmas da Faculdade de Ciên...

Veja mais
Fugini Alimentos apresenta Molho de Tomate Tradicional em nova embalagem

Nova embalagem da Molho de Tomate Tradicional Fugini         Mascote que s...

Veja mais
Campanha da Sidra Cereser na TV estreia hoje

A marca aposta na força da tradição da marca nas festas natalinas dos brasileiros ...

Veja mais
Valor do frete deve subir 8% com alta do diesel

A alta de 4% no valor da gasolina e de 8% no custo do diesel deverá impactar diretamente o preço do frete ...

Veja mais