Varejo eletrônico obteve lucro na Black Friday

Leia em 1min 10s

A campanha de promoções no varejo Black Friday no Brasil teve mais produtos com preço elevado do que com desconto. Uma pesquisa do Provar (Programa de Administração do Varejo) em parceira com a empresa Íconna mostrou que 21,4% de 1.300 itens monitorados subiram de valor no dia 29, data da ação, enquanto apenas 9,53% tiveram o preço reduzido. No ano passado, 5,1% dos itens apresentaram aumento.

Em média, os produtos ficaram 10,12% mais caros, enquanto os descontos foram de 10,96%. As maiores reduções, no entanto, aconteceram antes da Black Friday, com queda de 64,4%. O levantamento da Provar, que acompanhou a promoção em 11 sites, indica que os preços médios cresceram progressivamente do começo de novembro até o dia do evento. Após o dia 29, menos produtos subiram de preço.

Considerando-se as variações em todo o período, houve um aumento de 2,24% nos valores pesquisados. A pesquisa foi feita por meio do monitoramento de 1.312 produtos entre 1º de novembro e 6 de dezembro.

A campanha do Black Friday neste ano gerou R$ 770 milhões em negócios, um avanço de 217% em relação ao ano passado, mas também foi marcada por reclamações dos consumidores.

Só no site de reclamações Reclame Aqui, foram cerca de 8,5 mil queixas entre as 12 lojas virtuais monitoradas no evento. Entre as principais críticas estavam a dificuldade de acesso aos sites, a impossibilidade de conclusão das compras e aumento prévios dos preços para dar descontos.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Preços do leite se estabiliza

Os preços do leite atingiram níveis recordes em 2013, com alta de 25,5% de janeiro a outubro. O cená...

Veja mais
Consumidor brasileiro é o mais impaciente com SAC

Os consumidores brasileiros são os mais impacientes com os sistemas de atendimento ao consumidor, segundo uma pes...

Veja mais
Forno de Minas cresceu 40% em 2013

Mesmo com o setor desaquecido, empresa faturou R$ 220 mi; para 2014, meta é entrar em novos mercadosA Forno de Mi...

Veja mais
Aposta nas compras por impulso

A Pesquisa de Orçamento Doméstico divulgada ontem pela Federação do Comércio do Estad...

Veja mais
Samsung cria estratégia para driblar 'ressaca' no consumo após a Copa

A sul-coreana Samsung aposta que a Copa do Mundo de 2014 no Brasil ajudará a alavancar as vendas de televisores n...

Veja mais
Safra de laranja será de 268 mi de caixas, dizem Conab e CitrusBR

Estado de São Paulo deverá ter um volume de 215,3 milhões de caixas de laranja de 40,8 kg para a mo...

Veja mais
Indústria reage a norma trabalhista e pressiona governo

Dois meses atrás, o empresário Jandir José Milan deu início à modernizaç&atild...

Veja mais
Pesquisa sugere migração para compra de 'miudezas'

Os dados do varejo de outubro evidenciam que, na média, o consumo arrefeceu. Ao mesmo tempo, os números da...

Veja mais
Tender está 23,9% mais barato neste ano

Preparar a ceia de Natal neste ano pode significar economia para o bolso dos consumidores do Grande ABC. Enquanto a infl...

Veja mais