A americana Hershey, uma das maiores fabricantes de chocolate do mundo, anunciou ontem que sua subsidiária holandesa assinou acordo para comprar 80% da fabricante chinesa de doces e salgadinhos Shanghai Golden Monkey Food (SGM), por U$ 584 milhões, incluindo dívidas no valor de US$ 86 milhões.
A empresa chinesa deve atingir receita líquida de US$ 225 milhões em 2013, com crescimento de "dois dígitos" sobre o ano passado, segundo comunicado da Hershey.
O negócio deve ser concluído no segundo trimestre de 2014 e está sujeito à aprovação de órgãos reguladores da China e dos acionistas da companhia adquirida. O pagamento será feito em dinheiro no fechamento da operação.
A empresa chinesa, que produz chocolates, doces, salgadinhos e produtos a base de proteína da marca Golden Monkey, vai operar como um negócio independente, se reportando à Hershey International.
Humberto Alfonso, presidente da Hershey International, afirmou que a companhia chinesa se encaixa nos critérios de aquisição da Hershey. "Está localizada em nosso principal mercado internacional [a China], é uma fabricante puramente de doces e salgadinhos e tem distribuição em canais onde os produtos da Hershey ainda precisam estar presentes", afirmou, em nota.
Veículo: Valor Econômico