Com Bauducco, Hershey tem seu melhor ano no Brasil

Leia em 2min 30s

Dez anos depois de desembarcar no país, a Hershey Company, a maior fabricante de chocolates dos Estados Unidos, prevê ter em 2009 seu melhor ano. A empresa, que há 12 meses formou uma joint-venture com a brasileira Bauducco, comemora os resultados da parceria. "Triplicamos o número de pontos de vendas", diz Aloisio Periquito Neto, presidente da subsidiária brasileira. Hoje, a marca está na prateleira de mais 130 mil supermercados, lojas de conveniência e bombonieres de todo território nacional. 

 

As vendas cresceram, em 2008, 10% em volume e faturamento, aumento que deve ser superado em 2009, quando a companhia voltará a participar das vendas de Páscoa - data comemorativa que concentra até 30% do faturamento do setor de chocolates. "No ano passado, fechamos o acordo com a Bauducco em fevereiro. Não houve tempo de nos prepararmos, uma vez que a Páscoa foi muito em cima, em março", lembra o presidente. 

 

Pelo acordo feito há 12 meses, a Pandurata Alimentos, holding que detém a Bauducco, adquiriu 49% das ações da subsidiária brasileira da Hershey. Em contrapartida, a fabricante americana passou a se beneficiar do sistema de distribuição e logística da Bauducco, líder nacional de mercado em panetones, waffers e torradas. "Também temos direito aos mesmos fornecedores o que nos deu maior poder de negociação na hora de comprar matérias primas", explica Neto. 

 

Nesta Páscoa, entretanto, nenhum coelho irá entregar ovos da Hershey. "Vamos aproveitar a data para colocar novas linhas industriais em funcionamento, mas não para fabricar ovos. O que queremos é lançar produtos que vão continuar no mercado ao longo do ano." O bombom Kisses, que vai ser produzido em São Roque (SP), é um desses. Símbolo mundial da empresa, estava fora do mercado há dois anos, já que a baixa venda (devido ao número restrito de distribuidores) não compensava. 

 

No Brasil, a empresa concentra sua linha de produtos no formato tablete e seu carro-chefe são os chocolates "Cookies and Cream", uma combinação de cereais, pedacinhos de biscoito e recheio cremoso. "Esse chocolate é nosso diferencial no mercado porque nenhum concorrente tem algo semelhante. Mas em 2009 a variedade irá aumentar", afirma o executivo. 

 

A expectativa da empresa para este ano é de, pelo menos, manter o ritmo que alcançou no ano passado. Há 12 meses, a marca tinha 1,9% das vendas de chocolates no varejo nacional. Mas fechou 2008 já com 3,4%, em volume. A idéia, então, é engordar essa fatia para algo entre 5% e 6%, no mínimo. Assim, a Hershey ultrapassaria a argentina Arcor e se tornaria a quarta marca no mercado nacional, atrás de Lacta, Garoto e Nestlé (primeira, segunda e terceira em vendas por volume, respectivamente, de acordo com dados Nielsen. 

 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Novartis lucra mais

A farmacêutica Novartis anunciou ontem um lucro líquido de US$ 8,2 bilhões no ano de 2008, o que rep...

Veja mais
Carrefour 1

O grupo Carrefour, maior varejista da Europa, planeja manter seu quadro de funcionários na França este ano...

Veja mais
Negócios originais

Consultores especializados em pequenos e médios negócios costumam dizer que o empreendedor brasileiro n&at...

Veja mais
Brapenta garante sucesso com pesquisa e inovação

A Brapenta Eletrônica é movimentada pela crença de que é preciso inovar sempre, sem parar. Ad...

Veja mais
Captação de leite cresceu 10,2% no Brasil em 2008

No ano passado, o volume de leite recebido por laticínios e cooperativas do país subiu 10,2% sobre 2007, d...

Veja mais
Em parceria, Basf desenvolve nova geração de transgênicos

O grupo químico alemão Basf anunciou ontem que desenvolveu uma nova geração de culturas gene...

Veja mais
Aqua Coco é hidratação para os cabelos

Sol, mar e piscina são as combinações do verão. Nesta época do ano, o lazer dos brasi...

Veja mais
Tokusen Marudaizu, o shoyu com cor de caramelo e sabor parecido com vinho

Não estranhe se você notar que o shoyu de alguns restaurantes japoneses da cidade está com colora&cc...

Veja mais
Café: Governo cria grupo de avaliação

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, anunciou há pouco a criação de um grupo de trabalho ...

Veja mais