A empresa prepara uma estratégia para introduzir a KitchenAid, marca top da Whirpool, no Brasil
Inventada pelo engenheiro Herbert Johnston em 1908, a batedeira de bolos (modernamente chamada de "mixer") foi o ponto de partida para a criação, em 1919, da marca KitchenAid. Nestes quase 90 anos, a marca tornou-se um ícone da cultura popular norte-americana, e os eletrodomésticos que a carregam tornaram-se objetos de desejo de amantes da culinária em todo o mundo.
Desde março, a KitchenAid, marca que pertence à multinacional Whirpool (também dona das marcas Brastemp e Consul), está no Brasil. Mas sua chegada foi discreta. Agora, ela prepara sua apresentação ao mercado com o mesmo cuidado artesanal que um confeiteiro tem ao decorar um bolo de casamento.
Com produtos de última geração voltados para a classe AAA, toda a estratégia da introdução da marca está sendo desenvolvida pela PeraltaStrawberryFrog. "Nossa proposta é criar movimentos culturais que partem da cultura do consumidor para a propaganda", explica o sócio-diretor criativo Alexandre Peralta. Ele explica que hoje a gastronomia é um assunto em ascensão no Brasil. "A marca KitchenAid tem tudo a ver com o prazer gregário de cozinhar", diz. Peralta usou esse fato como inspiração para preparar uma estratégia saborosa para a criação de prestígio de marca entre seus consumidores no Brasil.
A proposta será convidar uma personalidade que vai chamar um grupo de amigos também interessados em culinária e gastronomia. O grupo será acompanhado por um chef de cozinha do primeiro time, que levará o grupo às compras em dois carros. O circuito de compras termina em uma cozinha KitchenAid, na qual os participantes vão preparar o menu que comerão depois.
No final do dia, será distribuído o livro Um Dia com KitchenAid, com textos de Luis Fernando Veríssimo. "Os tours serão filmados e vão para o site da marca. O que queremos é que as pessoas falem pela marca. Todos esses depoimentos e tours, no final do processo, virarão um documentário de duas horas", conta Peralta. O filme, além de celebrar a marca e o prazer de cozinhar, poderá ter um papel no treinamento dos vendedores.
A KitchenAid passa a oferecer uma linha de produtos exclusivos, importados da Europa e dos Estados Unidos, e adaptados às normas brasileiras. Para os eletrodomésticos, os preços variam entre R$ 3,5 mil até R$ 18 mil (uma lava-louça de última geração). Na linha de eletroportáteis, está a batedeira tradicional Stand Mixer, que custa R$ 1,5 mil.
Veículo: Meio & Mensagem