Medida está ligada ao entreposto que começa a funcionar em 2009
A instalação de um entreposto da Zona Franca de Manaus no Município motivou a Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub) a criar o Núcleo Integrado de Logística (NIL), cuja diretoria foi empossada ontem, na sede da entidade. O núcleo vai oferecer suporte e assessoria a empresas ligadas à distribuição de mercadorias, com capacitação de pessoas e fomento à logística. A estrutura vai atender empresários locais e da região e interessados em se instalar na cidade.
O objetivo da Aciub é proporcionar convergência de empresários, especialistas, profissionais da área de educação e pesquisa para gerar conhecimento na área de logística. A entidade visa também a sintetizar boas práticas que possam ser utilizadas pelas empresas tornando-as mais competitivas e eficazes.
Para a presidente da Aciub, Rosalina Vilela, a logística é hoje o que as empresas podem oferecer de diferente. “O preço e a qualidade são quase sempre os mesmos. O determinante é a rapidez com que os produtos chegam ao destino final. E logística não é apenas o setor de entrega e, sim, toda a cadeia que envolve o segmento”, afirmou.
Dirigido pelo empresário Wilder Ferreira da Cunha, empossado na presidência do NIL, o principal desafio do núcleo é tornar a cidade cada vez mais atraente para a instalação do entreposto e toda a cadeia que evolve o setor de logística e ainda aliar os interesses público e privado. O presidente disse que é preciso se organizar para promover o desenvolvimento e a geração de negócios, visando à redução de custos, que é “uma das maiores exigências do consumidor”.
Conforme avalia o professor Cláudio Miotto, coordenador do curso de especialização em Logística e Gestão de Operações da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), as empresas participantes da cadeia de suprimentos e o poder público devem trabalhar em conjunto para manter Uberlândia como grande centro distribuidor, tornando a cidade mais forte neste segmento e estabelecendo relações não somente dentro do País, mas com todo o mundo.
Uberlândia abriga os principais atacadistas do País. Das 10 maiores empresas nacionais do ramo, sete estão em Minas e quatro em Uberlândia, totalizando mais de R$ 4 bilhões de faturamento por ano e, em função disso, mais de 600 empresas locais atuam no segmento de logística.
Entreposto
O protocolo de instalação do entreposto da Zona Franca de Manaus (ZFM) foi assinado em Uberlândia, no mês passado, pelos governos de Minas Gerais e do Amazonas. O entreposto deve começar a operar no início de 2009, quando estarão concluídos todos os processos burocráticos para o funcionamento. O centro de distribuição que será instalado na cidade vai armazenar produtos fabricados em Manaus e distribuí-los para varejistas do País.
Veículo: Correio de Uberlândia