Aciub cria núcleo de apoio a empresas de logística

Leia em 2min 30s

Medida está ligada ao entreposto que começa a funcionar em 2009

 

A instalação de um entreposto da Zona Franca de Manaus no Município motivou a Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub) a criar o Núcleo Integrado de Logística (NIL), cuja diretoria foi empossada ontem, na sede da entidade. O núcleo vai oferecer suporte e assessoria a empresas ligadas à distribuição de mercadorias, com capacitação de pessoas e fomento à logística. A estrutura vai atender empresários locais e da região e interessados em se instalar na cidade.

 

O objetivo da Aciub é proporcionar convergência de empresários, especialistas, profissionais da área de educação e pesquisa para gerar conhecimento na área de logística. A entidade visa também a sintetizar boas práticas que possam ser utilizadas pelas empresas tornando-as mais competitivas e eficazes.

 

Para a presidente da Aciub, Rosalina Vilela, a logística é hoje o que as empresas podem oferecer de diferente. “O preço e a qualidade são quase sempre os mesmos. O determinante é a rapidez com que os produtos chegam ao destino final. E logística não é apenas o setor de entrega e, sim, toda a cadeia que envolve o segmento”, afirmou.

 

Dirigido pelo empresário Wilder Ferreira da Cunha, empossado na presidência do NIL, o principal desafio do núcleo é tornar a cidade cada vez mais atraente para a instalação do entreposto e toda a cadeia que evolve o setor de logística e ainda aliar os interesses público e privado. O presidente disse que é preciso se organizar para promover o desenvolvimento e a geração de negócios, visando à redução de custos, que é “uma das maiores exigências do consumidor”.

 

Conforme avalia o professor Cláudio Miotto, coordenador do curso de especialização em Logística e Gestão de Operações da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), as empresas participantes da cadeia de suprimentos e o poder público devem trabalhar em conjunto para manter Uberlândia como grande centro distribuidor, tornando a cidade mais forte neste segmento e estabelecendo relações não somente dentro do País, mas com todo o mundo.

 

Uberlândia abriga os principais atacadistas do País. Das 10 maiores empresas nacionais do ramo, sete estão em Minas e quatro em Uberlândia, totalizando mais de R$ 4 bilhões de faturamento por ano e, em função disso, mais de 600 empresas locais atuam no segmento de logística.

 

Entreposto

 

O protocolo de instalação do entreposto da Zona Franca de Manaus (ZFM) foi assinado em Uberlândia, no mês passado, pelos governos de Minas Gerais e do Amazonas. O entreposto deve começar a operar no início de 2009, quando estarão concluídos todos os processos burocráticos para o funcionamento. O centro de distribuição que será instalado na cidade vai armazenar produtos fabricados em Manaus e distribuí-los para varejistas do País.

 

Veículo: Correio de Uberlândia


Veja também

Varejo: incremento na venda de brinquedos

As vendas do Dia das Crianças em Belo Horizonte devem registrar crescimento de no máximo 10% neste ano na ...

Veja mais
Azeite, estrela em ascensão

Em pouco tempo o azeite deixou de ser um simples coadjuvante para ocupar espaço de astro principal. Até an...

Veja mais
Assembléia Legislativa debate sacolas plásticas (PR)

Uma audiência pública na Assembléia Legislativa (AL), ontem, discutiu a polêmica em torno das ...

Veja mais
Fast-foods saudáveis viram opção na rotina paulistana

Sentar em uma mesa de praça de alimentação de shopping, fazer uma refeição ráp...

Veja mais
Movimento nas papelarias cresce pouco

                    ...

Veja mais
Pãozinho pode ficar mais baratao

                    ...

Veja mais
Foroni e Agência Colors em maratona de lançamentos

Star Wars, Barbie, Wall-e e Speed Racer estão entre os produtos licenciados para 2009 que a indústria gr&a...

Veja mais
Faltam profissionais das áreas de finanças e contabilidade

Faltam profissionais experientes nas áreas de finanças e contabilidade em todo o mundo, segundo revelou o ...

Veja mais
Rede Todo Dia abre 80 vagas de emprego

A rede de supermercado Todo dia, pertencente ao Wal-Mart Brasil, contrata 80 profissionais para atuar em uma das unidade...

Veja mais