As vendas do Dia das Crianças em Belo Horizonte devem registrar crescimento de no máximo 10% neste ano na comparação com igual data de 2007, segundo representantes do comércio no Estado. Esta é a aposta do gerente da Divisão de Pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), o economista Fernando Sasso. "Vai haver expansão nas vendas, mas não em patamares acima de 10%", disse.
No ano passado, as vendas de outubro, estimuladas pela data, apresentaram expansão real de 8,1% frente ao Dia das Crianças de 2006, segundo dados da entidade. Em outubro frente setembro do mesmo ano, o incremento foi de 13,2%.
A chefe do Departamento de Economia da Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas), Silvânia de Araújo, ressaltou que a data acaba estimulando diversos setores, além do tradicional de brinquedos, em razão da mudança do consumo das crianças, que estão mais "antenadas" ao apelos da tecnologia e da moda. "O Dia das Crianças deve movimentar a venda de eletroeletrônicos, material esportivo, livros e CDs, por exemplo", salientou.
Na Brinkel, localizada no bairro Padre Estáquio, na região Nordeste de Belo Horizonte, a previsão de crescimento com a data é da ordem de 15% frente ao ano anterior, segundo o proprietário da empresa, Altair Rezende. "Em termo de datas comemorativas é a segunda mais importante do ano, perdendo apenas para o Natal", disse.
Importados - De acordo com ele, mais de 50% dos brinquedos são importados, sendo 80% provenientes da China. "Agora, vale ressaltar que empresas nacionais têm linhas de produção na China. E a Mattel, que é uma empresa importante, comercializa, mas não fabrica no país. Não vendemos produtos de qualidade duvidosa provenientes do exterior, isto é um dos nossos diferenciais", salientou.
O empresário afirmou que apesar da alta dos juros e da inflação, as vendas para a data prometem ser positivas, estimuladas pelas facilidades de pagamento. "Vendemos em até seis vezes sem juros no cartão. Apesar de alguns entraves, a economia vai bem. Além do mais, o dólar barato fez com que os importados não aumentassem de preço, o que vem acontecendo há três anos", analisou.
Já a Traquitana Brinquedos, situada na região Centro-Sul da capital mineira, está prevendo incremento de cerca de 5% com as comercialização em razão do Dia das Crianças, conforme a gerente, Ana Luísa Pires. A empresa vende produtos pedagógicos provenientes de várias regiões do país.
Outra empresa que está apostando na data é a Fox Kids de Brinquedos, que assim como a Brinkel, prevê crescimento de aproximadamente 15% frente ao resultado do exercício passado, de acordo com a proprietária, Neusa da Silva Oliveira.
Veículo: Diário do Comércio - MG