Em 2008, pela primeira vez, o faturamento das indústrias com as vendas de televisores de telas de cristal líquido (LCD) ultrapassou a receita com a comercialização daqueles com cinescópio. No total, os aparelhos de LCD renderam às fabricantes US$ 2,31 bilhões, enquanto as vendas de televisores de tubo totalizaram US$ 1,62 bilhão, de acordo com dados preliminares da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), fornecidos com exclusividade à Gazeta Mercantil.
Em 2007, a receita das fabricantes com a venda de televisores de tubo somou US$ 2,065 bilhões, enquanto a de LCD totalizou US$ 951,9 milhões.
Apesar da alta registrada no faturamento, a produção de aparelhos de tubo ainda é muito maior. Em 2008, foram produzidos 2,66 milhões de aparelhos de LCD, enquanto a produção dos televisores com cinescópio foi de 7,9 milhões. De olho no maior valor agregado dos aparelhos de telas finas, fabricantes como a Sony e a Panasonic já interromperam a produção dos modelos de tubo.
Segundo Lourival Kiçula, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), por conta da crise, a expectativa do setor é manter a produção este ano. "Precisamos encontrar um caminho para que o consumidor tenha financiamento", disse.
Veículo: Gazeta Mercantil