Dois gigantes do varejo mundial travaram nesta quinta-feira uma batalha pelos consumidores gaúchos sedentos por promoções.
Dois gigantes do varejo mundial travaram nesta quinta-feira uma batalha pelos consumidores gaúchos sedentos por promoções. A rede francesa Carrefour inaugurou a sua loja na avenida Sertório, zona Norte da capital, com descontos superiores a 50%. Em frente, o Big, pertencente ao grupo americano Wal-Mart, também jogou as suas fichas, com preços para lá de atraentes, principalmente dos alimentos.
Nas ruas, o resultado disso foi um movimento fora do comum na região, com congestionamento e filas para espera de táxis. Dentro do Carrefour, que esperava encerrar o dia com a circulação de aproximadamente 40 mil pessoas, a procura por produtos foi intensa. Ao longo do dia, os portões de acesso tiveram que ser fechados pelo menos três vezes para evitar o excesso de pessoas na loja.
A vedete dos consumidores foram os eletrônicos, principalmente os televisores de plasma e LCD. O empresário Ramon Bronca, 27 anos, estava esperando o Liquida Porto Alegre para comprar o seu, mas, diante da promoção de inauguração do hipermercado, não pensou duas vezes. Por R$ 2.780,00 comprou uma televisão de 50 polegadas, que geralmente custa entre R$ 4 mil e R$ 5 mil. Os modelos de 32 polegadas podiam ser encontrados por menos de R$ 900,00.
O cobrador de ônibus Vitor Bernardi aproveitou o dia de folga para conhecer o novo Carrefour. Chegou às 9h30min e saiu às 15h35min. Gastou cerca de R$ 240,00, entre uma bicicleta (R$ 99,00) e produtos alimentícios, mas saiu cansado. "Comprei coisas que não estava necessariamente precisando, mas que tinham preços bem interessantes", disse, destacando também o estresse da espera.
Com o carrinho cheio, o desafio das pessoas passava a ser o de encarar as filas. Para alguns consumidores, foram mais de quatro horas de espera. Como forma de atenuar o cansaço, alguns sentaram em bancos e cadeiras e ali aguardaram a sua vez de serem atendidos.
O diretor-regional do Carrefour, Jairo Fagundes Silveira, explica que a loja possui 40 mil itens, sendo quatro mil deles regionais, que representam cerca de 11% das vendas. "Algumas das promoções vão se estender até domingo, seguindo, depois desse período, a sistemática de promoções diárias", explica, acrescentando que o movimento na quinta-feira superou a expectativa. Os preços mais baixos foram obtidos em condições especiais de negociação com fornecedores para inauguração. Outro diferencial foi o parcelamento em até 15 vezes sem juros no cartão Carrefour. As promoções também aconteceram nas outras unidades do hipermercado de Porto Alegre.
No Big o movimento foi intenso, apesar de menor. No final da tarde, as maiores filas estavam concentradas na espera pelo táxi. Nos carrinhos, o maior volume das compras era de alimentos. Luciana Carvalho Numeir, 25 anos, aproveitou as promoções nos dois hipermercados. Pela manhã, foi no Carrefour. À tarde, no Big. No total, gastou cerca de R$ 500,00.
Veículo: Jornal do Comércio - RS