Liquidação atrai cerca de 61% dos consumidores, indica Provar

Leia em 1min

Levantamento realizado pelo Programa de Administração do Varejo (Provar) da Fundação Instituto de Administração (FIA) com 400 consumidores de baixa renda apontou que no segmento de vestuário e calçados 61% das pessoas são atraídas pela existência de ofertas e que o merchandising estimula 42,6% das pessoas que estão nas lojas a comprar. A classe C responde por 85% dos entrevistados.

 

Ao contrário do que muitos imaginam, o comportamento insistente dos vendedores foi apontado como o principal inibidor das compras, principalmente pelos homens. O coordenador-geral do Provar, Claudio Felisoni, pontuou que "a escolha por uma mercadoria sofre forte influência pelo modo como ela está exposta." Dos participantes, 66,8% alegaram ter tomado conhecimento do produto comprado ao circular pela loja.

 

Efeito psicológico

 

Para Abram Szajman, presidente da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio) e do Conselho do Sebrae-SP, o brasileiro deverá postergar suas compras até passar o efeito psicológico da crise. "Quem quer comprar um carro, vai esperar até março ou abril para ver se a coisa fica mais cara. Ele vai continuar com seu televisor comum em vez de plasma", aponta.

 

Veículo: DCI


Veja também

Preços na Ceagesp

Os preços dos produtos comercializados na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (...

Veja mais
Milhares de consumidores lotam loja do Carrefour

Dois gigantes do varejo mundial travaram nesta quinta-feira uma batalha pelos consumidores gaúchos sedentos por p...

Veja mais
Chupetas ainda sem selo do Inmetro

A partir de hoje, produtos terão de sair da fábrica com certificação. Regra não vale ...

Veja mais
Aporte extra em infraestrutura traz euforia e motiva empresas do setor

A briga pelos contratos nas áreas de infraestrutura e logística começam o ano aceleradas, em um mom...

Veja mais
Basf estuda venda de unidade de químicos para têxtil e couro

A empresa química alemã Basf anunciou ontem que estuda a venda de sua unidade de produtos químicos ...

Veja mais
Wal-Mart

R$ 7,5 milhões é o montante que o Instituto Wal-Mart investir á em projetos sociais no Brasil em 20...

Veja mais
Carrefour escolhe Publicis

O Carrefour, segunda maior rede varejista do mundo, anunciou que irá concentrar suas ações de publi...

Veja mais
Kraft reduz projeções de lucro e receita

As ações da Kraft Foods caíram 9,15% na bolsa de Nova York ontem, após a segunda maior produ...

Veja mais
Ranking do varejo

O Grupo Pão de Açúcar e a Casas Bahia, as duas únicas empresas de capital brasileiro que faz...

Veja mais