Mesmo em um cenário ainda bastante turbulento no mercado nacional, em decorrência das da crise financeira global, o setor de centros de compras ainda dá sinais positivos, termômetro interessante para o varejo nacional, neste ano. O MercadoFlux, indicador da atividade comercial de shopping centers, aponta crescimento de 3% no desempenho do setor no primeiro mês do ano em comparação ao mês de janeiro de 2008. Com a análise da série histórica dos índices, nota-se que o mês de janeiro teve o mesmo índice de outubro e novembro de 2008, o que indica que o início deste ano mantém o mesmo patamar e sequência de resultados positivos observados na maior parte do ano passado.
Na análise regional, a atividade comercial de shopping continua em alta, comparada com a mesma época de 2008. O destaque é para a cidade de Belo Horizonte que teve alta de 6%. São Paulo registrou alta de 2% e a atividade comercial do Rio de Janeiro manteve-se estável em janeiro (1%). Por porte, os shoppings de médio porte tiveram alta de 4% e os de grande porte 3% em janeiro, em relação ao mesmo mês do ano passado. Os shoppings de pequeno porte mantiveram-se estáveis (-0,3%).
Um exemplo de bom desempenho no período vem do interior de São Paulo, com o Maxi Shopping Jundiaí, que registrou, na Liquidação 96 Horas e 3/4 de Máxima Loucura, realizada neste começo de ano, um aumento de vendas de 14% se comparado a igual período do ano passado, superando assim as expectativas. O fluxo de público também foi 19% maior nesses dias se comparado à mesma época de 2008.
Segundo a gerente de Marketing Sílvia Helena Orenga Sandoval, as liquidações programadas são bastante proveitosas, pois favorecem o consumidor, que aproveita os descontos vantajosos, e o lojista, que já começa a pensar na renovação de estoques, preparando-se para a próxima estação. O Programa de Fidelidade do Maxi Shopping presenteou 15 clientes com vales-compra no valor de R$ 200,00. Foram distribuídos, ainda, 1000 vales de estacionamento, sendo 200 a cada dia da liquidação.
Veículo: DCI