A Café Utam está investindo R$ 6 milhões em equipamentos e infraestrutura em sua unidade em Piumhi (MG) e no lançamento de uma nova linha de produtos. Do montante investido, 90% são recursos próprios e 10% são financiados pelo BNDES. Trata-se de um dos aportes recentes mais significativos realizados pela empresa, que completa 45 anos de atuação.
A Utam prevê investir, ainda, R$ 1,5 milhão em 2015 nesses novos cafés que estão sendo lançados agora. Em 2013, a Utam também fez um aporte inicial de R$ 1 milhão para o lançamento de cápsulas de café, em parceria com a empresa portuguesa Kaffa.
Segundo Ana Carolina Soares de Carvalho, diretora da Café Utam, a companhia foi a primeira com capital totalmente nacional a trazer para o varejo do país as cápsulas. "Continuamos investindo em tendências, mas o [café] torrado e moído ainda é a força do mercado".
A nova linha de café torrado e moído, chamada de "Utam Momentos" estará no mercado nesta semana, com diferencial de tecnologia que permite trocar o oxigênio existente no interior da embalagem do produto por nitrogênio, evitando o processo de oxidação do café. O produto será apresentado em três versões: tradicional, extraforte e fortíssimo, com grãos predominantemente arábicas.
O novo produto deve colaborar em grande parte para a estimativa de crescimento de cerca de 10% da receita da Café Utam em 2015 em relação a 2014, diz a diretora da empresa. Este ano, o faturamento deverá ficar estável frente a 2013 - quando a receita operacional foi de R$ 47 milhões, um crescimento de 11% sobre o ano anterior.
As vendas de café este ano não representaram incremento nem recuo significativos, afirma Ana Carolina, diante da grande volatilidade e valorização dos preços da matéria-prima, impulsionada pela seca e calor. De acordo com ela, a empresa fez apenas um pequeno reajuste nos preços do produto em março. "Tivemos bons resultados diante do cenário econômico. Foi positivo no final das contas", afirma.
A nova linha de cafés da Utam deverá contribuir, também, para aumentar a penetração da empresa em seus principais mercados no país - os Estados de São Paulo e Minas Gerais.
Com sede em Ribeirão Preto (SP), a empresa mantém, além de Piumhi, uma fábrica no município paulista e um polo de distribuição em Belo Horizonte (MG). A Utam é a décima maior torrefação no ranking da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). A empresa começou com a fusão de 26 torrefações que formavam a "União dos Torrefadores da Alta Mogiana". Em 1985, a totalidade de suas ações foi adquirida pela família Soares, que mantém até hoje o controle da Utam.
Veículo: Valor Econômico