IPTU e IPVA, que oferecem desconto para pagamento antecipado, serão pagos em uma parcela por 58% e 68%, respectivamente, representando aumentos de 12 e 15 pontos percentuais em relação ao ano anterior
A sobra do décimo terceiro e a economia realizada nos últimos meses devem ser utilizadas para pagamento antecipado das despesas de início do ano. Pesquisa realizada pela Fecomércio RJ/Ipsos mostrou que, entre os brasileiros que possuem despesas de início de ano, 58% e 68% optarão pelo pagamento à vista do IPTU e IPVA com descontos, respectivamente. Os números representam avanço de 12 e 15 pontos percentuais em comparação ao ano anterior.
"Com o histórico de consumo elevado, endividamento e a maior maturidade do consumidor na administração do orçamento familiar, a pesquisa mostra que o brasileiro quer começar o ano com saúde financeira em dia quitando as principais despesas dos primeiros meses à vista", analisa João Gomes, Superintendente de Economia e Inteligência de Mercado da Fecomércio RJ.
O levantamento da Fecomércio RJ/Ipsos também apontou que o percentual dos consumidores que conseguiram fechar o ano sem dívidas atingiu 67%, quadro estável quando comparado ao ano anterior. Do outro lado, estão 25% que irão rolar suas dívidas para 2015.
A pesquisa indica ainda que, quando analisada a origem das dívidas, o carnê e cartão de crédito estão entre as principais modalidades, ambas com 42% das representações. No mesmo período de 2013, estas modalidades também estavam entre as maiores representações, com percentuais de 44% e 45%, respectivamente.
No caso das despesas com matrícula escolar, entre os que têm esta despesa, o percentual dos que irão optar pelo pagamento à vista reduziu 2 pontos percentuais em relação ao ano anterior (passando de 84% para 82% das intenções). Para compra de material escolar, a opção por pagamento à vista será a opção de 73% dos que têm este tipo de gasto (aumento de 2 pontos percentuais em relação à onda anterior).
A pesquisa foi realizada pela Fecomércio RJ/Ipsos, entre os dias 14 e 30 de novembro e contou com a opinião de 1.000 consumidores em 70 municípios brasileiros.
Fonte: Fecomércio-RJ