Valor total dos investimentos no Estado ultrapassa R$ 580 milhões
Minas Gerais vai ganhar quatro novos centros de compras neste ano, segundo levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). As cidades escolhidas são todas do interior: Araxá (Alto Paranaíba), Uberaba e Uberlândia (Triângulo) e Varginha (Sul). O valor total dos investimentos ultrapassa R$ 580 milhões.
Apesar da desaceleração do consumo das famílias, o ritmo de aberturas no Estado em 2015 supera o do ano anterior. Em 2014, somente um shopping, o Monte Carmo, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), entrou em funcionamento.
Neste ano, o primeiro a abrir as portas é o Praça Uberaba, na segunda quinzena de março. O valor investido no complexo comercial é de R$ 230 milhões, montante integralmente aportado pela administradora 5R. Segundo o diretor de Shoppings da empresa, Francisco Ferraz, 95% das obras estão concluídas e os espaços já foram entregues para os lojistas iniciarem as próprias intervenções.
O shopping terá Área Bruta Locável (ABL) de 29.682 metros quadrados e 149 lojas, sendo seis âncoras, três semiâncoras, 110 satélites, cinco de serviços, academia, supermercado, centro de lazer, 17 fast food, quatro restaurantes e um complexo de cinema com cinco salas. De acordo com Ferraz, 80% dos espaços já estão locados, índice que satisfaz as estimativas projetadas.
Mix - Entre as marcas confirmadas estão nomes como C&A, Renner e Burger King. "Além das âncoras tradicionais e das franquias, buscamos atrair operações conhecidas na região, como a Eletrosom e o supermercado Bahamas", explica o diretor da 5R. O empreendimento ainda terá 1.600 vagas de estacionamento, sendo 1.200 cobertas, e vai gerar cerca de 2 mil postos de trabalho.
O Praça Uberlândia, previsto para ser inaugurado em setembro, também é um projeto da 5R, no qual estão sendo investidos R$ 200 milhões. Até agora, 85% das obras foram finalizadas e 70% da ABL de 35.103 metros quadrados está comercializada. O mall terá 191 lojas, sendo nove âncoras, 142 satélites, uma universidade e outras operações de lazer e serviços. A estrutura ainda conta com 1.800 vagas para veículos, sendo 1.600 cobertas.
Ferraz ressalta que ambos os empreendimentos atendem, principalmente, às necessidades da classe C, mas não excluem os demais estratos sociais. "Todos os nossos shoppings, sem exceção, são bastante democráticos e acessíveis. Escolhemos nos instalar em avenidas movimentadas, por onde trafega uma quantidade expressiva de pessoas diariamente", salienta.
Ele esclarece que a escolha pelas duas cidades foi motivada pela relevância dos municípios e acelerado índice de desenvolvimento. "Fizemos um estudo de análise de mercado e ele nos apontou vantagens como bom potencial de renda e consumo nas localidades. Além disso, Uberaba atrai um volume cada vez maior de empresas, enquanto Uberlândia já é reconhecida como um município economicamente forte em todo o país", argumenta.
Araxá ganha primeiro centro de compras
Entre as inaugurações de shoppings previstas para 2015, está o Boulevard Garden, primeiro centro de compras de Araxá. Ele já tem data de abertura definida: 7 de abril. O projeto é de responsabilidade da SD Construtora, que prefere manter em sigilo o valor do aporte. "As obras do shopping já foram finalizadas. Agora, só falta mesmo a parte dos lojistas", revela a sócia-administradora da empresa, Margareth Guimarães Puccnelli.
O empreendimento terá ABL de 6.153 metros quadrados e irá abrigar 68 lojas, 50% delas já locadas. "O número é satisfatório, principalmente considerando a atual situação econômica do país. Acreditamos que, após a abertura, outros grupos vão se interessar em vir para o Boulevard Garden e, em breve, todos os espaços estarão ocupados", avalia Margareth Puccnelli, acrescentando que franquias da Chili Beans e Cacau Show estão entre os nomes de relevância nacional confirmados.
O centro de compras terá duas salas de cinema, espaço cultural, 218 vagas de estacionamento cobertas e deve empregar aproximadamente 476 colaboradores. "Araxá precisa de um shopping mais completo e de mais opções de comércio e lazer tanto para os moradores quanto para os turistas nos fins de semana", diz.
Sul de Minas - O quarto e último mall a começar a funcionar em Minas, provavelmente em novembro, é o Via Café Garden Shopping, em Varginha, no Sul de Minas. A administradora Tenco Shopping Centers está à frente da implementação e compartilha o aporte de R$ 150 milhões com o Grupo Patria Investimentos. Quando estiver em funcionamento, o complexo vai empregar 3 mil pessoas.
O mall terá cerca de 170 lojas, aproximadamente 40% delas comercializadas, sendo quatro âncoras, duas megalojas, 20 opções de fast food, três restaurantes, área de lazer completa e quatro salas de cinema. De acordo com o coordenador comercial da Tenco, Gleisson Fernandes, marcas como C&A, Riachuelo, Lojas Americanas, Burger King e Hi Happy devem garantir o fluxo intenso de clientes nos corredores do centro de compras. Outra facilidade oferecida aos consumidores são as 1.104 vagas de estacionamento.
Veículo: Diário do Comércio - MG