Diferente do público feminino, que não se importa em gastar horas escolhendo suas peças íntimas, os homens não costumam achar empolgante a tarefa de comprar cuecas. Práticos, eles preferem comprar logo na primeira loja que entram ou até delegar a encomenda para as mães ou esposas. Pensando nessa característica do público masculino como uma oportunidade de negócio, o empresário paulista Leandro Cosas criou a Cueca Store, e-commerce especializado em roupa íntima para homens que faturou R$ 450 mil em 2014.
A empresa foi criada há dois anos, mas já faz grande sucesso entre clientes do Brasil inteiro. Segundo Cosas, o e-commerce vende cerca de 1.500 peças por mês, sendo que a região do Sudeste é a principal consumidora. A empresa oferece 12 marcas diferenciadas, entre nacionais e internacionais, além de diferentes estilos, cores e estampas.
De acordo com o empresário, o modelo de cueca box é o mais vendido, mas a loja também oferece a cueca tradicional, modelo sunga, samba canção, long net e até ceroula. O tíquete médio da Cueca Store é R$ 140, sendo que a maioria dos clientes compra cerca de quatro peças por vez. Durante o primeiro ano de operação, o negócio se dedicou apenas à oferta de cuecas, até que em 2014 ampliou seu mix, adicionando a venda de meias e moda praia, que inclui sungas e bermudas.
A diversificação do mix aliada a outros investimentos em marketing e atendimento fez a empresa saltar em seu faturamento. Ela passou de R$ 125 mil em 2013 para R$ 450 mil no ano passado e a expectativa é que 2015 seja ainda melhor. "Nossa meta é dobrar o faturamento, chegando a R$ 900 mil. O e-commerce sempre cresceu muito mais que o restante da economia, então estamos otimistas", diz. Uma das estratégias do empresário para atingir essa meta é aumentar mais uma vez o mix de produtos, passando a oferecer pijamas e uma linha infantil.
Cosas acredita que a Cueca Store teve uma aceitação rápida por causa do perfil do público masculino. Ele afirma que muitos homens se sentem constrangidos de comprar peças íntimas e preferem fazer isso na comodidade de suas casas. Além disso ele destaca que o e-commerce dá ao cliente uma diversidade de modelos e marcas muito maior que as lojas físicas concentrada em um só lugar. "Esse tipo de produto também é muito fácil de comprar, pois a maioria dos homens já sabe o tamanho que veste e a cor que quer. Não é como uma camiseta, por exemplo, que você nunca sabe se vai ficar boa", completa.
Veículo: Diário do Comércio - MG