Promoções aquecem o varejo Nordestino

Leia em 3min 20s

Comerciantes inovam com alternativas inteligentes e superam os efeitos causados pela estiagem

 


Nos últimos três meses, o município teve um crescimento econômico positivo graças aos festejos tradicionais e à realização de promoções que vêm acontecendo sistematicamente no corredor comercial da Cidade. Em dezembro do ano passado, os comerciantes participaram da campanha "Natal Premiado" promovida pela CDL, que movimentou todo o complexo de lojas com descontos e a entrega de cupons para o sorteio de brindes, que ocorreu no primeiro mês do ano, durante as festividades do padroeiro, Santo Anastácio.

O presidente da CDL de Tamboril, Erivaldo Arruda, conta que muitos tamborilenses que foram ao município no fim do ano aproveitaram as celebrações para permanecerem no mês de janeiro, o que manteve o aquecimento no comércio.

"Tem pessoas que vêm ao Município apenas para reverenciar o Padroeiro, outras vêm no fim do ano e aproveitam para emendar os três meses de alta estação, dezembro, janeiro e fevereiro. Isso para aproveitar também o Carnaval. Esse número crescente de pessoas na região é muito bom para o nosso comércio, que tem mantido um bom faturamento todo início de ano", conta o empresário do setor de móveis e eletros, José Wilson.

Ao longo dos últimos anos, o Carnaval da cidade tem se consagrado como referência na região dos Inhamuns. O evento atrai visitantes das cidades circunvizinhas e os tamborilenses que moram fora e aproveitaram esse período de recesso para visitar os familiares.

De acordo com o presidente da CDL de Tamboril, Erivaldo Arruda, neste ano, o período foi positivo e rendeu um incremento de 20% a mais na economia da região. "O setor que lucrou mais foi o de vestuário. Segundo os comerciantes. Adereços, serpentinas, fantasias diversas foram alguns dos itens mais procurados", afirma.

Neste ano, a Prefeitura não realizou Carnaval, devido à suspensão do repasse de verbas de patrocínio liberados pelo governo do Ceará. A decisão foi tomada pelo governador Camilo Santana, com base no prognóstico climático para a quadra chuvosa de 2015 no Ceará, divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Os dados apontaram 50% de probabilidade de as chuvas ficarem abaixo da média.

Tamboril faz parte da lista dos municípios que estão em estado de emergência. Essa situação influencia diretamente a economia da região, que tem a agricultura como renda primária. Além dessa atividade, a Cidade também conta com rendas geradas pelo comércio, aposentados e beneficiários do programa Bolsa Família, para movimentar as finanças.

O presidente da CDL comentou ainda que as festas do Carnaval só foram possíveis em função da iniciativa particular dos moradores da região, por meio de carros e paredões de som que atraíram muitos visitantes. Como parte do planejamento das vendas após esse período carnavalesco, o presidente pretende se reunir com os comerciantes para lançar descontos nas lojas e assim aquecer as vendas.

"Estamos idealizando uma grande promoção no Município similar à campanha Fortaleza Liquida, pois Tamboril precisa de algo que impulsione o comércio. Acredito que essa estratégia trará um resultado bastante satisfatório", explica.

A CDL de Tamboril iniciou o ano de 2015 sob nova direção. O empresário do ramo de eletro, Antônio Erivaldo Arruda, assume como sucessor de José Wilson Vasconcelos, o primeiro presidente da entidade. Junto com ele uma nova diretoria foi formada. A nova gestão assume com o compromisso de intensificar as ações em favor do desenvolvimento econômico do Município. Para o seu mandato, Erivaldo Arruda planeja muitas estratégias no sentido de fortalecer ainda mais as finanças, como promoções e capacitação de lojistas e empresários. Como primeira investida, ele aposta na campanha de oferta com descontos especiais nas lojas, a fim de garantir um bom rendimento no fim do mês. "O que eu digo sempre aos lojistas é que precisamos nos unir com o objetivo de desenvolver a economia de Tamboril. Aqui não somos concorrência um dos outros, mas sim companheiros na busca do melhor para o varejo", comenta.



veículo: Diário do Nordeste


Veja também

SPC: Crédito cada vez mais restrito faz inadimplência desacelerar para 1,81% em fevereiro

Segundo  economistas,  rigor dos bancos  na hora de  conceder crédito, piora  dos  ...

Veja mais
Novo hábito de consumo do público masculino impulsiona a área de moda

Hoje, cerca de 21,5% dos homens já fazem compras regularmente, de três em três meses. Destes, 26,1% l...

Veja mais
CNC sugere campanha para elevar consumo de café no mundo

Objetivo é atingir mercados não tradicionais   Os estoques acumulados de café ajudarã...

Veja mais
Seguradoras ampliam os gastos com novas regras para vendas no varejo

Mudanças na regulamentação feitas pelo governo e pela Susep, órgão regulador do setor...

Veja mais
Custo de vida do paulistano cresce em fevereiro

No mês passado, a maior alta ocorreu para as famílias com renda média de R$ 2.792,90, ao alcan&ccedi...

Veja mais
Falta competitividade para vendas externas

Preços seguem em baixa e produtores são pressionados pelo aumento de custos; bloqueio nas rodovias gerou p...

Veja mais
Shoppings trocam lojistas e trazem mais marcas de fora

...

Veja mais
Itens de 'sacolão' ficaram 7,3% mais caros em fevereiro

Feriado de carnaval, aumento da demanda por alimentos típicos de saladas, estiagem e entressafra foram alguns fat...

Veja mais
Cotação de café com tendência de baixa

A semana passada foi de intensa, "quase louca", volatilidade na Bolsa de Mercadorias de Nova York (Ice Futures) para o c...

Veja mais