A Associação Brasileira de Celulose e Papel, (Bracelpa), divulgou ontem o primeiro balanço do ano e afirma que as empresas do setor ainda sofrem os impactos da crise financeira internacional, mesmo com a retomada das exportações para a China, que aumentaram 37,1% em relação ao mês de janeiro de 2008.
Apesar da recuperação, o resto do mercado asiático e da Oceania, registrou uma queda significativa de pedidos, 51,5% a menos do. Outra queda significativa aconteceu na América Latina, com uma retração ainda maior, 66,7%, em seguida veio a Europa, com 20,5% a menos. Ao lado da China o mercado da América do Norte ajudou a segurar o índice médio em 1,3% positivo, pois essa região aumentou seus pedidos em 60,8%. No mercado interno de celulose houve retração de 19,4% no consumo aparente, apesar disso, a produção cresceu 4,3% em comparação a janeiro do ano passado.
De acordo com a entidade, os níveis de estoque continuam muito altos e os mercados ainda estão instáveis. Esse foi o motivo que levou as principais fabricantes da commodity a interromper a produção por alguns dias nos últimos meses de 2008. A produção de papel caiu 3,2%.
Veículo: DCI