Novo passo no desdobramento do processo de recuperação judicial da rede se supermercados paulista Gimenes S.A. foi dado ontem, com a assinatura de um compromisso de compra pela Ricoy Associação Central de Negócios. Os valores da operação não serão revelados, e o contrato deverá passar pela aprovação dos credores antes de a transação ser formalmente fechada.
A Gimenes está em processo de recuperação judicial desde dezembro, e é administrada pelo fundo Governança & Gestão, um de cujos sócios é o ex-ministro do Planejamento Antônio Kandir. O negócio deve ser finalizado dentro de 30 a 60 dias com a incorporação, pela rede Ricoy, das 23 lojas do Gimenes, com sede em Sertãozinho (SP) e unidades em 17 cidades do interior paulista.
Com a operação, o grupo Ricoy deve saltar de 59 para 82 unidades e subir do 6º para o 4º lugar no ranking do setor no Estado de São Paulo. A central de negócios já é formada por seis bandeiras. "Vimos no Gimenes uma grande oportunidade de avançar no nosso plano estratégico de crescimento. O interior de São Paulo é extremamente interessante, não somente pelo potencial da região, mas também pela estrutura que o grupo tem, com lojas muito bem posicionadas", diz Paulo Tadao Yokoi, sócio-proprietário da Ricoy.
Sem crédito para capital de giro e com uma dívida estimada em R$ 80 milhões, a Gimenes já tentou negociar suas lojas com o Grupo Savegnago, também de Sertãozinho (SP), mas a negociação fracassou.
Veículo: DCI