Venda com pré-datado segue em expansão

Leia em 1min 20s

Pesquisa realizada pela TeleCheque, empresa de concessão de crédito no varejo, apontou que o número de cheques pré-datados cresceu 0,30% em janeiro, quando comparado com o mesmo período do ano passado, somando um total de 79,92% no índice Brasil de cheques emitidos.

 

Os motivos apontados pela pesquisa para esta alta são o fato de a clientela buscar benefícios como maior flexibilidade de parcelamento e negociação (direta com o lojista) e a ausência de taxa administrativa.

 

"Como o País sofreu uma redução na oferta de crédito, o varejista continua a apostar no cheque como uma opção vantajosa para vender mais e ainda proporcionar aos clientes facilidades de prazo e parcelamentos", diz, em nota, José Antonio Praxedes Neto, vice-presidente da TeleCheque.

 

De acordo com estimativas do Banco Central, em 2008 o cheque movimentou R$ 2,232 trilhões, enquanto os cartões movimentaram R$ 387,80 bilhões. "Isso só prova que o cheque continua a ser um meio de pagamento forte no País."

 

Apesar do aumento no uso do pré-datado, o marcador da TeleCheque registrou um declínio de 0,98% de dezembro de 2008 para janeiro de 2009. "Essa queda é natural, refletindo os gastos de final de ano. Em janeiro, o consumidor fica mais atento devido ao acúmulo das despesas de início de ano", complementa.

 

Em relação aos estados, a liderança ficou com Maranhão (91,62%), que registrou um crescimento de 5,25%, quando comparado com o mês de janeiro de 2008. Na sequência, estão Rio Grande do Norte (88,53%), Pernambuco (88,36%), Amazonas (87,14%) e Minas Gerais (84,41%).

 

Veículo: DCI


Veja também

Indústria de chocolate está otimista com Páscoa

A Associação Brasileira da Indústria de Chocolate e similares (Abicab) informou que está oti...

Veja mais
Lojas já iniciaram os preparativos para a venda de chocolates

Passada a agitação do Carnaval, o assunto agora é a venda de chocolates. As lojas já est&ati...

Veja mais
Sadia lança Lasanha de Peito de Peru Defumado

Novo prato pronto tem um dos ingredientes mais tradicionais e saborosos da marca, que é líder absoluta na ...

Veja mais
Varejo opta por seguro para prevenir calote

No momento em que o índice de desemprego continua em ascensão e o risco de inadimplência dos consumi...

Veja mais
Rede Tieli investe R$ 3 milhões na construção da quarta loja

A rede catarinense Tieli Supermercados inaugurou seu quarto ponto-de-venda na cidade de litorânea de Imbituba, com...

Veja mais
Drogaria São Paulo inaugura mais uma filial em Santos

A Drogaria São Paulo, com 240 unidades, inaugurou mais uma loja em Santos, no litoral paulista, totalizando seis ...

Veja mais
Varejo popular prevê crescer até 5%, com lucros menores

Embalados pelo ritmo de carnaval, comerciantes de varejo popular esperam fechar o trimestre com crescimento de até...

Veja mais
Computador sem marca perde espaço

Fatia de mercado das máquinas “montadas” caiu de 70% para 34%, em cinco anos   Os computadore...

Veja mais
Demanda por gestores segue, apesar da crise

No último trimestre de 2008, o mercado abriu cerca de 4,5 mil vagas para executivos, volume 10% superior ao verif...

Veja mais