Setor de massas alimentícias fatura R$ 5 bi em 2008

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Resultado é 10% superior ao observado em 2007

 

O setor de massas alimentícias obteve um faturamento de R$ 5 bilhões em 2008 contra ganhos de R$ 4,51 bilhões no ano anterior. Apesar da crise, a produção se manteve estável e não houve queda significativa das vendas. “Por suas características, nosso mercado é um dos últimos a serem atingidos em caso de abalos na economia”, comenta Claudio Zanão, diretor-presidente da Abima – Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias. 

 

Zanão explica que o resultado positivo se deveu também a uma estratégia comercial da indústria para privilegiar o consumidor. “Em 2008 experimentamos um aumento de 30% na farinha de trigo, mas, em geral, os derivados tiveram reajuste de apenas 10%”.

 

Alheio ao momento complicado da economia, o objetivo do setor é multiplicar esses resultados nos próximos anos. “Temos muito potencial para crescer, pois o brasileiro ainda consome pouca massa”, diz Zanão. O consumo per capita é de 6,4 kg por hab./por ano, a metade do da Venezuela e bem atrás da Itália, a primeira no ranking, com 28 kg por habitante.

 

“As massas têm todas as características para ser um alimento mais consumido. São baratas, nutritivas, saborosas, práticas, acessíveis em todas as regiões do país e, ao contrário de uma percepção equivocada, não engordam”, finaliza o diretor-presidente da Abima.

 

A Abima

 

A Abima – Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias – representa os fabricantes de massas alimentícias e derivados do trigo no Brasil. Seus associados são responsáveis por cerca de 85% do mercado nacional, com uma produção de 1,2  milhão de toneladas ao ano, faturamento de R$ 5 bilhões e geração de cerca de 25.000 empregos diretos.

 


Veículo: Portal do Agronegócio


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