A próxima data do calendário comercial deverá alavancar as vendas de bonecas, carrinhos, pelúcias e jogos eletrônicos. A expectativa é dos fabricantes de brinquedos, que receberam encomendas até 20% maiores para o Dia da Criança em comparação ao ano passado. De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), o faturamento do setor, incluindo indústria e varejo, alcançará R$ 2,5 bilhões em 2008, valor 8% maior em relação a 2007.
Os 317 produtores nacionais lançaram cerca de 800 brinquedos. A Estrela, por exemplo, investiu R$ 15 milhões em marketing e desenvolvimento de produtos como o clássico Autorama. Segundo o diretor Aires Fernandes, a pista de corrida era o sonho de muita gente. "Agora, ela está mais tecnológica. Vem com novos sons e semáforos." No total, são cerca de 120 novos artigos, 20% a mais do que em 2007. "O Dia da Criança representa 30% do nosso faturamento."
Focada em licenciamento, a Gulliver fabricou o boneco Zorro para alavancar as vendas. A iniciativa será reforçada pelo lançamento do desenho animado Zorro Geração Z. Otimista, a fabricante espera crescer 10% em 2008. "Os itens licenciados representem 80% do faturamento. Super-heróis e personagens Disney são nossos aliados", diz o diretor comercial Paulo Benzatti.
A Baby Brink também investe em licenciamento para atrair a criançada. Neste ano, a empresa aposta na linha de rádios dos personagens de Back-yardigans, além de almofadas com personagens da Vila Sésamo e das bonecas da série musical HI-5. Segundo o diretor superintendente Audir Giovani, as encomendas para o Dia da Criança cresceram 12% em relação ao ano passado. "Nesse ritmo, a expectativa é de que as vendas aumentem 30% em 2008", diz.
De carona – Até quem não é do ramo inova para faturar com a data. De olho no mercado mundial de educação e entretenimento, que deverá movimentar cerca de US$ 7,3 bilhões até 2011, segundo o instituto de pesquisas In-Stat, a divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática lançou a linha "Bichos da Floresta". São cinco animais de pelúcia (urso, elefante, macaco, girafa e leão) acompanhados por uma chave de acesso ao portal http://www.bichosdafloresta.com.br , com brincadeiras e atividades pertinentes ao universo de cada bicho, criadas exclusivamente para estimular o aprendizado de crianças de 3 a 6 anos. A expectativa do vice-presidente da divisão de tecnologia educacional, André Caldeira, é vender 20 mil unidades até o Natal, ao preço de R$ 100 cada.
Veículo: Diário do Comércio - SP