Maionese e sucos que têm conservantes naturais ficam mais frescos quando colocados na porta da geladeira, o local mais “quente”. Já pães e vinhos nunca devem ficar em cima da geladeira, pois o calor pode estragá-los. Os pães, aliás, só devem ser congelados por, no máximo, três meses e depois não devem voltar ao refrigerador, senão ressecam.
Carnes, leite e ovos duram mais no compartimento frio
Carnes cruas, leite e ovos duram mais nas partes mais frias, como o compartimento gelado localizado na parte de cima (nos modelos que têm freezer superior) ou nas gavetas geladas na parte de baixo, em modelos mais novos — não nas gavetas de legumes, que são muito menos geladas.
Espaço é fundamental para refrigeração apropriada
Deixar espaço entre os alimentos dentro da geladeira é fundamental para que eles fiquem mais bem conservados. Carnes, peixes e laticínios devem ser mantidos nas embalagens originais ou fechados hermeticamente, para manter o frescor. E as carnes devem ficar em um prato ou vasilha para impedir que suas bactérias se espalhem.
Frutas e vegetais não devem ficar sempre juntos
Algumas frutas emitem etileno, um gás inodoro que pode acelerar a maturação de vegetais mais sensíveis quando armazenadas junto com eles. Por esta razão, maçã, pera, melão, uva, kiwi, manga e tomate, que produzem etileno, por exemplo, devem ser separados de brócolis, couve, repolho, cenoura, couve-flor, pepino, alface, batatas, espinafre e abóbora.
Veículo: Jornal O Globo - RJ