Aspirador de pó, coifa de parede e geladeira estão entre os termos mais buscados na internet, segundo o Google Brasil.
Esperar as promoções da Black Friday para comprar um eletrodoméstico pode ser uma boa pedida para economizar na hora de montar a cozinha. E fazer pesquisas antes de comprar algum produto é unanimidade entre os especialistas para não cair na "Black Fraude". A pedido da reportagem do iG, a Google Brasil revelou quais são os eletrodomésticos mais procurados no buscador a dez dias da liquidação. Aspirador de pó, coifa de parede e geladeira estão na lista, além de frigobar.
Claudia Sciama, diretora de negócios para o Varejo do Google Brasil, afirma que os itens mais buscados nas semanas que antecedem a Black Friday são o melhor indicador do que vai ser mais buscado e comprado na data, mas faz uma ressalva. "É sempre bom ver o que ocorrerá com as buscas às vésperas da data. Em 2014, o volume de buscas por Iphone 5S superou o Iphone 6, que era o último lançamento da Apple. Os varejistas trocaram de produto para um que eventualmente caberia no bolso do comprador. Acreditamos que neste ano isso acontecerá ainda mais", explica.
Ainda segundo Cláudia, como o momento econômico não é dos melhores, muitas pessoas aguardam pela data para fazer um bom negócio. “Em um ano de poucas vendas, o varejo aposta todas as suas fichas na Black Friday”.
O vice-presidente de Marketing e Varejo da Whirlpool, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, Paulo Miri, afirma que a expectativa pro varejo de linha branca para a data é um aumento entre 10% e 20% em relação a 2014, apesar do ano ruim. “Nós trabalhamos tanto com os canais de e-commerce quanto com os canais físicos na combinação de oportunidades “, afirma.
As buscas, porém, não são um indicativo que a compra será efetuada. Os números de conversão variam de varejista para varejista e de categoria para categoria e essa informação não é consolidada. A maior liquidação do varejo no ano promete movimentar cerca de R$ 1,9 bilhão entre a quinta e a sexta-feira, 26 e 27 de novembro.
Veículo: Site Brasil Econômico