Consumidor que achar produto vencido levará outro de graça no ES

Leia em 2min 10s

                  Acordo foi feito entre Procon e Associação de Supermercados (Acaps). Medida começa a valer no dia 1º de dezembro.

 A partir do dia 1º de dezembro, o consumidor que encontrar um produto vencido nas prateleiras do supermercado poderá levar, gratuitamente, um produto igual e próprio para consumo. A novidade é resultado de um acordo firmado entre o Procon Estadual e a Associação Capixaba de Supermercados (Acaps). A troca vale em supermercados filiados à Acaps.

O Termo de Cooperação “Fiscal Consumidor” foi firmado durante evento realizado pela Associação em comemoração ao Dia Nacional dos Supermercados. De acordo com o Termo, caso seja encontrado qualquer produto com data de validade vencida, antes de efetuar o pagamento no caixa, o consumidor deverá procurar o gerente para receber de forma gratuita e imediata outro produto igual e próprio para consumo.

Se naquele momento o supermercado não tiver o produto idêntico, o consumidor receberá outro, similar e de igual valor ou, ainda, um produto da mesma seção. Neste caso, se o produto substituto tiver preço superior ao vencido, o consumidor deverá completar a diferença. Se o valor for inferior, não haverá crédito remanescente. O consumidor não poderá receber em crédito ou dinheiro o valor do produto vencido.

 De acordo com o Procon, a campanha tem como objetivos prevenir a comercialização de produtos com prazo de validade vencido e incentivar a população a verificar a data de validade dos produtos.

“Encantados pela oportunidade de levar gratuitamente o produto, desenvolvemos de forma pedagógica no consumidor capixaba o seu apoio na busca institucional de otimizar segurança alimentar”, informa Denize Izaita, diretora-presidente do Procon-ES.

Denize garantiu que a campanha não impede a atuação dos Procons e realização de fiscalizações mediante denúncias de consumidores. “Vamos continuar fiscalizando”, ressaltou.

Fiscal Consumidor
Troca: quem encontrar um produto vencido em exposição nas prateleiras dos supermercados participantes da campanha vai ter direito a outro, dentro do prazo de validade. Mas, independente de quantos produtos o consumidor encontrar, receberá apenas uma unidade gratuitamente.

Como fazer: para fazer a troca do produto, o consumidor deverá procurar o gerente do estabelecimento, antes de se dirigir ao caixa e solicitar a troca por um produto igual ou similar, sem custo. O consumidor beneficiado nessa campanha deverá assinar obrigatoriamente o Termo de Identificação para controle interno do estabelecimento comercial.

Onde: em qualquer supermercado que seja filiado à Acaps.

Quando: a campanha entra em vigor no dia 01 de dezembro de 2015 e terminará em 01 de dezembro de 2016, podendo ser prorrogada.

 



Veículo: Portal G1


Veja também

47% dos consumidores não sabem quanto gastarão em presente de Natal

                  93% dos brasileiros pretendem presentear n...

Veja mais
Brasileiros adiam sonhos de consumo

Pesquisa divulgada pela Fecomércio-RJ mostra que apenas 17% da população economicamente ativa prete...

Veja mais
Pão tem alta além da inflação

                    ...

Veja mais
Meta sobre o etanol deve ameaçar produção de açúcar

A meta do governo brasileiro - que deve ser anunciada durante a convenção global do clima, a COP21, em Par...

Veja mais
Floresta entra no mercado de monodose

      Veículo: Jornal A Tribuna - Santos/SP...

Veja mais
Embrapa e indiana farão acordo para leguminosas

A empresa indiana UPL propôs ontem à ministra da Agricultura, Kátia Abreu, um acordo de coopera&cced...

Veja mais
Um país menos desigual: pobreza extrema cai a 2,8% da população

A pobreza extrema no país caiu a 2,8% da população em 2014, quase a terça parte do percentua...

Veja mais
A 10 dias da Black Friday, veja eletrodomésticos que devem liderar as vendas

                     Aspirador de pó, coifa...

Veja mais
Produção de limão em alta

                    ...

Veja mais