O percentual de devoluções de cheques pela segunda vez por insuficiência de fundos foi de 2,20% em outubro. É o que revela o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. Esta foi o maior patamar de devolução para um mês de outubro da série histórica.
Em outubro do ano passado, a devolução foi de 1,97%. Segundo o estudo, divulgado ontem por meio de comunicado, no período acumulado de janeiro e outubro, o percentual de devoluções de cheques pela segunda vez por insuficiência de fundos também foi de 2,20%. Esta também foi a maior alta para um acumulado do ano até outubro. Se comparado ao mesmo período de 2014, esse percentual foi de 2,06%.
Conforme os economistas da Serasa Experian, os recordes da inadimplência com cheques se devem principalmente aos impactos do aumento do desemprego, da inflação e das taxas de juros na capacidade de pagamento dos consumidores.
A Serasa informou ainda que devido ao processo de revisão que está sendo efetuado pelo Banco Central (BC) sobre as estatísticas de cheques compensados ao nível dos estados, desde setembro de 2014, a publicação do ranking da inadimplência com cheques nesses entes da federação retornará quando as novas estatísticas oriundas estiverem disponíveis.
Feirão
De acordo com outra pesquisa do Serasa Consumidor realizada em outubro nas agências da entidade em todo País, com 7426 pessoas, 28,4% estavam no momento desempregadas. Do total de respondentes, 48,2% admitiram terem ficado com o nome sujo após perderem seus empregos. E em meio a este cenário de crise, aumento de preços, juros altos, desemprego em ascensão e explosão de inadimplência, a recomendação dos especialistas da Serasa é não entrar em pânico e tentar se organizar.
Desta forma, a entidade informou que, além de os cidadãos renegociarem suas dívidas por meio de condições especiais no Super Feirão Limpa Nome e voltarem a ter seu nome limpo, uma parceria entre a Serasa e o Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) vai oferecer às pessoas que comparecerem ao evento de São Paulo, que começa no próximo dia 24, vagas de emprego, intermediação de mão de obra, emissão da carteira de trabalho e habilitação ao seguro-desemprego.
Veículo: Jornal DCI