A desvalorização do real frente ao dólar não foi o bastante para diminuir o interesse do brasileiro em compras on-line fora do País. Segundo o PayPal, 42% dos brasileiros que fizeram compras virtuais compraram no exterior.
A pesquisa divulgada pela empresa, em parceria com o Ipsos, revela ainda que entre os internautas brasileiros que fizeram compras on-line nos últimos 12 meses, 51% adquiriram produtos somente em sites brasileiros. Os outros 4% restantes apenas compraram em sites estrangeiros.
Segundo a empresa, a cifra quase idêntica ao do ano passado, quando o porcentual de transações em sites brasileiros estava em 50%, enquanto as transações no País e no exterior somavam 46%.
Segundo o diretor de Marketing do PayPal para a América Latina, Renato Pelissaro, também houve mudança no perfil da compra. " Com a desvalorização do câmbio houve uma migração para países que também tiveram depreciação em suas moedas, como a Ásia".
Nesta perspectiva, a pesquisa mostra que 29% das transações feitas por brasileiros no exterior são de empresas na China, que também tem registrado desvalorização este ano.
Em relação às compras na China, 85% dos brasileiros disseram que os preços mais baixos motivaram as compras em sites do país. Já sobre os Estados Unidos, com 31% das compras o principal motivo apontado (67%) foi o da melhor qualidade dos produtos.
Produtos
Os segmentos de vestuário, eletrônicos e entretenimento lideram as buscas dos internautas. Dos consumidores on-line, 61% adquiriram roupas, calçados e acessórios nos últimos 12 meses, enquanto 57% compraram equipamentos eletrônicos de consumo. Itens físicos de entretenimento e educação, como livros, CDs e DVDs, foram a escolha de 52% dos consumidores.
76% dos consumidores do País fizeram as transações por meio de desktops, notebooks ou laptops. 13% compraram via smartphones e 7% tablets.
Veículo: Jornal DCI