A produção de flores e folhagens de corte em Minas Gerais está entre as primeiras no ranking do total produzido no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor). Apesar de ser um setor que mantém crescimento anual em torno de 8% e ainda ter muito que expandir no Estado, grande parte dos produtores mineiros ainda não é registrados pelos órgãos de agricultura e não investem em novas técnicas e tecnologias de manejo.
Para fortalecer esse mercado de floricultura, a Distribuidora Minas Flor, em parceria com a Câmara Técnica de Minas Gerais, o Conselho Estadual de Política Agrícola e a Empresa Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), promovem o 1o Dia de Campo Cultivo de Flores e Folhagem, no Sítio Mangueiras, em Igarapé (RMBH).
O encontro tem o objetivo de articular e fomentar toda a cadeia produtiva da área para, promovendo a troca de experiências, tecnologias, técnicas de manejo e a integração entre floricultores e profissionais da floricultura. “Será um encontro para que os participantes entendam a importância de investir em qualidade, profissionalismo, especialização para que o mercado mineiro cresça e seja formalizado”, afirma, em nota, o diretor da Distribuidora Minas Flor, Márcio Vicente.
O público-alvo do Dia de Campo são os produtores da região que trabalham com flores, folhagens de corte e plantas ornamentais; técnicos agrícolas e engenheiros agrônomos que têm interesse pela floricultura; alunos de universidades, professores, institutos técnicos; e empresas especializadas em cultivo de ambiente protegido, em manejo nutricional, insumos, irrigação, máquinas e implementos.
“Queremos também chamar a atenção das universidades para a formação qualificada dos alunos de Agronomia, para que seja criada a disciplina de Floricultura na grade curricular do curso”, acrescenta Vicente. A expectativa dos organizadores é de reunir 150 pessoas. Para participar, basta se inscrever pelo site agricultura.mg.gov.br/cidadao/eventos.
Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG