Proximidade do Natal eleva ânimo dos lojistas de BH

Leia em 2min 50s

                                                          Pesquisa realizada pela Fecomércio-MG revela mudança de humor no setor.

Embora as vendas do Dia das Crianças tenham sido piores do que as realizadas na mesma época do ano passado, a data comemorativa colaborou para que o desempenho do varejo de Belo Horizonte ganhasse fôlego no mês passado. Levantamento realizado pela Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG) revelou que 52,7% dos empresários apresentaram, em outubro, um faturamento melhor ou igual do que o registrado no mês anterior - a melhor média do segundo semestre.

Ainda assim, o número de empresas com faturamento inferior ao mês anterior, em outubro, foi menor - apenas 26,6%. Em relação a outubro do ano anterior, 73,4% das empresas afirmaram que o faturamento foi menor, com retração média de 26%. Além do desempenho dos negócios do comércio em outubro, a Análise Mensal do Comércio Varejista também identificou a percepção dos empresários para novembro.

"A chegada das festas de fim de ano, principalmente do Natal, considerada a melhor data para o comércio varejista, tem aflorado o otimismo em relação à melhora nas vendas, mesmo com a instabilidade econômica do País e o momento ruim do comércio. Para se ter uma ideia, 66,5% dos empresários estão confiantes na melhora do faturamento para o mês de novembro em relação ao ano anterior", explica a estatística da entidade Elisa Castro.

Em relação aos estoques no final de outubro, 58,2% dos empresários afirmaram que fecharam o mês no ponto ideal e 24,2% encerraram o mês com estoques acima do esperado. Elisa Castro lembra que o controle e planejamento de estoque são essenciais para manter a saúde financeira do negócio e a competitividade dos produtos. Assim, 35,1% das empresas diminuíram o número de encomendas em novembro em relação ao mês anterior. Esta redução também foi motivada pela alta dos valores praticados pelos fornecedores.

Promoções - Além disso, em outubro, 67,1% das empresas realizaram liquidações e promoções, número que havia sido maior em setembro (72,3% das empresas). As ações deverão se repetir em novembro, como forma, inclusive, de atrair ainda mais os consumidores nas compras de fim de ano e amenizar o cenário de vendas abaixo do esperado. Cerca de 72% dos empresários afirmaram realizar.

"É importante que o empresário alie preço e qualidade, ofereça descontos para pagamento no dinheiro e ofereça um atendimento diferenciado para conquistar o consumidor nas compras de Natal", sugere a estatística. Por fim, 84,8% dos empresários planejam manter a equipe, 12,8% aumentá-la e 2,4% dos entrevistados irão reduzi-la.

Sobre as vendas do Dia das Crianças, vale destacar que foram piores que em 2014 para 58,6% dos empresários da capital mineira. Enquanto 28,9% deles esperavam uma melhora nas vendas para a data, apenas 13,2% conquistaram este resultado. Entre as empresas que observaram melhores vendas, 50% afirmaram que a melhora foi de até 10% em relação ao ano de 2014; já 41,9% das empresas que observaram vendas piores em relação a 2014, disseram que o decréscimo foi entre 20% e 50%.

O valor médio praticado por produto foi de até R$ 50 para cerca de 33,9% das empresas e de até R$ 100 para 61,6% delas. A forma de pagamento preferida para as compras data foi o parcelamento no cartão de crédito em 74,7% das empresas de Belo Horizonte.

 



Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG


Veja também

Governo quer regulamentar direito de troca imediata de produtos com defeito

A secretária nacional do consumidor (Senacom), do Ministério da Justiça, Juliana Pereira da Silva, ...

Veja mais
Consumo consciente avança entre os jovens, mas fica restrito à alta renda

      Veículo: Jornal O Estado de S. Paulo  ...

Veja mais
Participação de MPEs na Black Friday quase dobra em um ano

A adesão das micro e pequenas empresas ao Black Friday será 80% maior este ano, na comparaçã...

Veja mais
Produção de flores ganha força em Minas

A produção de flores e folhagens de corte em Minas Gerais está entre as primeiras no ranking do tot...

Veja mais
Dá para gastar pouco com decoração natalina

Crise econômica no País, inflação e juros elevados, instabilidade política e aumentos ...

Veja mais
Comércio online cresce mesmo em tempos de crise

                    ...

Veja mais
Melhoramento genético faz ressurgir variedade de laranja típica do Ceará

A laranja de Russas, uma variedade típica do Ceará, está renascendo. Melhoramento genético a...

Veja mais
Investimento para aquecer vendas no Natal deve ir além de vitrine chamativa

     Consultor dá dicas para melhorar vendas, mesmo com consumo em baixa. Entre as recomenda&...

Veja mais
Empresários recebem orientações para se destacarem no setor varejista

Evento ocorre na noite de segunda-feira (23) no Sebrae de Ponta Grossa. Ideia é dar dicas para os empresár...

Veja mais