Pesquisa realizada pela Fecomércio-MG revela mudança de humor no setor.
Embora as vendas do Dia das Crianças tenham sido piores do que as realizadas na mesma época do ano passado, a data comemorativa colaborou para que o desempenho do varejo de Belo Horizonte ganhasse fôlego no mês passado. Levantamento realizado pela Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG) revelou que 52,7% dos empresários apresentaram, em outubro, um faturamento melhor ou igual do que o registrado no mês anterior - a melhor média do segundo semestre.
Ainda assim, o número de empresas com faturamento inferior ao mês anterior, em outubro, foi menor - apenas 26,6%. Em relação a outubro do ano anterior, 73,4% das empresas afirmaram que o faturamento foi menor, com retração média de 26%. Além do desempenho dos negócios do comércio em outubro, a Análise Mensal do Comércio Varejista também identificou a percepção dos empresários para novembro.
"A chegada das festas de fim de ano, principalmente do Natal, considerada a melhor data para o comércio varejista, tem aflorado o otimismo em relação à melhora nas vendas, mesmo com a instabilidade econômica do País e o momento ruim do comércio. Para se ter uma ideia, 66,5% dos empresários estão confiantes na melhora do faturamento para o mês de novembro em relação ao ano anterior", explica a estatística da entidade Elisa Castro.
Em relação aos estoques no final de outubro, 58,2% dos empresários afirmaram que fecharam o mês no ponto ideal e 24,2% encerraram o mês com estoques acima do esperado. Elisa Castro lembra que o controle e planejamento de estoque são essenciais para manter a saúde financeira do negócio e a competitividade dos produtos. Assim, 35,1% das empresas diminuíram o número de encomendas em novembro em relação ao mês anterior. Esta redução também foi motivada pela alta dos valores praticados pelos fornecedores.
Promoções - Além disso, em outubro, 67,1% das empresas realizaram liquidações e promoções, número que havia sido maior em setembro (72,3% das empresas). As ações deverão se repetir em novembro, como forma, inclusive, de atrair ainda mais os consumidores nas compras de fim de ano e amenizar o cenário de vendas abaixo do esperado. Cerca de 72% dos empresários afirmaram realizar.
"É importante que o empresário alie preço e qualidade, ofereça descontos para pagamento no dinheiro e ofereça um atendimento diferenciado para conquistar o consumidor nas compras de Natal", sugere a estatística. Por fim, 84,8% dos empresários planejam manter a equipe, 12,8% aumentá-la e 2,4% dos entrevistados irão reduzi-la.
Sobre as vendas do Dia das Crianças, vale destacar que foram piores que em 2014 para 58,6% dos empresários da capital mineira. Enquanto 28,9% deles esperavam uma melhora nas vendas para a data, apenas 13,2% conquistaram este resultado. Entre as empresas que observaram melhores vendas, 50% afirmaram que a melhora foi de até 10% em relação ao ano de 2014; já 41,9% das empresas que observaram vendas piores em relação a 2014, disseram que o decréscimo foi entre 20% e 50%.
O valor médio praticado por produto foi de até R$ 50 para cerca de 33,9% das empresas e de até R$ 100 para 61,6% delas. A forma de pagamento preferida para as compras data foi o parcelamento no cartão de crédito em 74,7% das empresas de Belo Horizonte.
Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG