Entre os lojistas, há aqueles que estão comemorando as vendas, enquanto outros lamentam as perdas em relação ao Natal de 2014. A Ideiaz, loja de artigos para presentes, localizada em um shopping da região Nordeste de Belo Horizonte, por exemplo, está com incremento de 3% a 5% nas vendas sobre o ano passado. A gerente do estabelecimento, Juliana Baeta, atribuiu o desempenho ao perfil da loja e a estratégia de comercializar itens de preços mais acessíveis.
"Coloquei muitos produtos a preços justos e as pessoas estão procurando lembrancinhas. Para se ter uma ideia, quase metade dos itens que tenho na loja é vendida de R$ 30,00 a R$ 50,00. Além disso, o atendimento faz a diferença. Minha orientação ao pessoal é não deixar o cliente sair de mão vazia", explicou.
Recurso extra - O gerente da Brooksfield de um shopping de Contagem, Luiz Rogério Fernandes, por sua vez, apontou que o seu melhor dia de vendas, até agora, ocorreu na última sexta-feira. Ele atribui o fato ao pagamento do 13º salário. "No fim de semana o ritmo de vendas foi normal. Até agora tivemos um crescimento de 15% nas vendas sobre o Natal do ano passado", reveloua.
Na outra ponta, a Arquibancada, rede de lojas que vende artigos esportivos, que possui dez unidades na Capital, tem registrado perdas nas vendas. De acordo com o proprietário da rede, Ewerton Starling, o cenário deve acarretar em um resultado 12% menor que na mesma época de 2014. "Nem parece Natal. Faltam dois dias para a data e a loja está vazia. O shopping também não está lotado, não há engarrafamento", ressaltou.
Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG