Sony pretende seguir o fluxo de previsões recentes para o mercado de computadores no Brasil. De acordo com levantamento da Abinee, a associação da indústria eletrônica, o mercado nacional de notebooks vai se equiparar ao de micros de mesa em 2009. Para aproveitar o momento, a Sony está focando na produção local de seus computadores portáteis.
Parte da linha Vaio - marca da Sony no segmento de notebooks - já era fabricada no Brasil. O número de modelos produzidos no país saltou de dois em 2007 para oito no ano passado. Em 2009, o plano é produzir 14 modelos no país. "O investimento na produção local é a forma de tornar esses equipamentos mais acessíveis financeiramente", afirma Gustavo Araújo, presidente de produtos Vaio.
Além da produção local, a Sony anunciou sua entrada no mercado de netbooks, com o lançamento do Vaio P, um computador com tela de 8 polegadas e que pesa apenas 620 gramas. Pelas suas dimensões e peso, a máquina encaixa-se no segmento dos netbooks. O preço e os recursos tecnológicos do produto, no entanto, fogem ao padrão do segmento. O modelo já está disponível no varejo, por R$ 3.999.
Veículo: Valor Econômico