Os varejistas brasileiros tiveram queda de 5% nas vendas por cartão de crédito em dezembro de 2015, em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo a pesquisa mensal realizada pela Cappta, empresa especialista na tecnologia de captura de pagamentos junto a 7,5 mil estabelecimentos por todo o País.
"O ano de 2015 ficou marcado pela crise econômica, com o dólar atingindo patamares recordes acima dos R$ 4. Mesmo com uma boa movimentação das compras de fim de ano, o saldo final do mês seguiu a tendência de queda dos outros meses em relação a 2014", analisa o sócio fundador da Cappta, Rodrigo Rasera, ressaltando que o movimento deve seguir mais fraco ao longo deste ano.
Natal dá fôlego
De acordo com o executivo, a movimentação com as festas de Natal, ano-novo e férias impulsionaram um aumento geral de 35% nas vendas por cartões em relação ao mês de novembro, movimento considerado natural por Rasera, em função do alto apelo comercial das datas comemorativas.
Segundo o levantamento da empresa, os segmentos que oferecem maior variedade de presentes foram os que obtiveram crescimentos mais expressivos: "Livrarias, Brinquedos, CDs e DVDs" quase triplicou, com 176%, enquanto "Vestuários" obteve aumento de 77%, e "Cosméticos", de 57%.
Veículo: Jornal DCI