A Hikari Alimentos percebeu que só a tradição não será suficiente para manter o crescimento da empresa nos próximos anos. A empresa de gestão familiar está preparando um plano de sucessão ao mesmo tempo que renova todo o portfólio de produtos.
A estratégia tem sido conquistar, cada vez mais, os jovens brasileiros e assegurar uma transição no comando da empresa que já está na terceira geração, conta o diretor comercial da Hikari, Luiz Kurita. "Estamos muito atentos para o que os jovens consumidores buscam e precisam. Mas eu tenho que reconhecer que não é fácil entender algumas mudanças."
O executivo faz parte de um dos quatro núcleos da família Kurita, dona da empresa. Como ele, outros familiares fazem parte do quadro de funcionários da Hikari. Mas, nos últimos anos, mais executivos do mercado foram contratados para gerir o negócio.
"Há uma preocupação grande com a sucessão do comando e sobre como isso será feito. Mas já temos uma consultoria trabalhando conosco", afirma.
Ele explica que os herdeiros da próxima geração a assumir a Hikari trabalham em outras empresas e uma série de exigências foram definidas, com a ajuda da consultoria. "Apenas os familiares com formação adequada às necessidades da empresa são contratados", diz.
Segundo Kurita, a preocupação com a renovação se reflete também no portfólio. "Nossas pesquisas indicam que o consumidor quer cada vez mais produtos práticos e mais saudáveis, por isso nossos lançamentos têm sido muito guiados para atender a esse tipo de demanda", revela.
Cenário
Sem revelar números de vendas e faturamento, Luiz Kurita comentou que houve um crescimento da produção no ano passado sobre 2014.
O executivo observou, entretanto, os impactos da inflação nos custos da empresa. "Como os nossos produtos têm baixo valor agregado, os gastos com logística têm forte impacto no nosso custo total" , declara.
De acordo com ele, uma das alternativas para driblar essa alta nas despesas com transporte de produtos que saem da fábrica em Ferraz de Vasconcelos (SP), foi a instalação de um centro de distribuição na Região Nordeste do País.
Veículo: Jornal DCI