A General Electric (GE) anunciou na última sexta-feira (15) um acordo para vender sua área de eletrodomésticos nos Estados Unidos para a chinesa Qingdao Haier.
O negócio foi fixado em US$ 5,4 bilhões em dinheiro, conforme comunicado, mas ainda depende de aprovação das autoridades antitruste norte-americanas. A General Electric espera concluir a operação ainda neste ano.
"Temos o prazer de vender nosso negócio de eletrodomésticos para Haier, que está comprometida com o crescimento da operação em nível mundial", disse o presidente da GE, Jeff Immelt, em nota. "A GE Eletrodomésticos teve um bom desempenho e interesse de potenciais compradores, o que irá beneficiar nossos investidores, clientes e funcionários", acrescentou. Em dezembro a GE cancelou a venda da unidade por US$ 3,3 bilhões para a Electrolux após oposição de reguladores nos EUA.
A Haier continuará a usar a marca GE Eletrodomésticos e manterá seus escritórios em Louisville, Kentucky, assim como o atual time administrativo, informaram as empresas, segundo a agência Reuters.
A transação, a maior aquisição já acertada pela Qingdao Haier, inclui fatia de 48,4% da GE na Mabe, empresa mexicana de eletrodomésticos que opera uma joint venture, com atividades também no Brasil.
Veículo: Jornal DCI