O acompanhamento inicial da safra paulista de grãos 2015/2016 para as culturas de algodão, amendoim, arroz, feijão das águas, milho e soja indica queda de 0,8% na área cultivada, atingindo 1,377 milhão de hectares, contra 1,388 milhão de hectares da temporada anterior. No entanto, é esperado um aumento de 3,7% na produção.
Levantamento do Instituto de Economia Agrícola (IEA/Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo ainda indica que a produtividade deve avançar cerca de 4,5%. O levantamento, realizado entre 3 e 25 de novembro de 2015, em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), apresenta os indicadores gerais da evolução da agricultura paulista.
Destaque
A safra de café beneficiado poderá atingir 5,04 milhões de sacas (302,5 mil toneladas), representando expansão de 23,4% frente à estimativa de colheita final da safra 2014/ 2015.
O expressivo incremento da quantidade a ser colhida deve-se, fundamentalmente, à recuperação da produção e da produtividade no cinturão cafeeiro de Franca, no qual se espera colheita de 1,86 milhão de sacas (85% maior que a colheita anterior) com produtividade média de 31 sacas por hectare.
Tal avanço na expectativa de produção regional decorre das condições climáticas muito favoráveis (temperatura e precipitações), e do pegamento e desenvolvimento dos frutos. Contudo, esse cenário otimista deve ser encarado com cautela, pois o levantamento de novembro ocorre em fase muito precoce de pegamento dos frutos, avaliam os especialistas.
Veículo: Jornal DCI