O comércio do Estado do Rio de Janeiro pretende efetivar 8% dos funcionários temporários contratados no final de 2015 para o período de Natal e a alta temporada.
A informação faz parte de um levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (FecomercioRJ) e sinaliza que as contratações estão divididas entre aumento do quadro de funcionários (4%) e substituição de profissionais (4%).
O indicador da entidade mostrou ainda que 17% dos estabelecimentos fluminenses contrataram temporários no final do ano passado. Esse resultado superou as expectativas apuradas em pesquisa realizada em outubro, quando 13% dos empresários previam realizar essas contratações, dado considerado positivo, frente ao encolhimento do mercado de trabalho ano passado.
Dentre os estabelecimentos que contrataram temporários no ano passado, 58% realizaram o processo seletivo internamente. Já em 13% dos casos, a contratação foi feita pela matriz ou escritório central, enquanto 8% contratou escritórios especializados para a seleção dos profissionais. A pesquisa da Fecomercio foi realizada entre os dias 4 e 12 de janeiro com 409 empresários fluminenses.
Páscoa
Para além do Rio de Janeiro, a Páscoa deve movimentar o mercado de temporários. A previsão da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), a principal data para o setor deve gerar, em 2016, 29 mil vagas temporárias. O número representa alta ante ao ano passado, quando foram 26,5 mil os empregos provisórios.
Veículo: Jornal DCI