Hoje, o mercado está cada vez mais competitivo, com lojas físicas tendo uma participação cada vez maior na Internet. O Brasil conta com mais de 51 milhões de consumidores on-line e com um crescimento nominal de 24% em 2015.
Acompanhar quem fez o que, quando e como é uma das premissas para um marketing eficiente e consequentemente vendas mais efetivas. No passado, os negócios dependiam de pesquisas de campo para entender como o consumidor se comportava com relação ao um produto ou marca, agora existem ferramentas on-line que fazem isso de forma rápida e mais completa.
“Examinar o comportamento do consumidor de forma sistemática e automática é muito mais enriquecedor no que diz respeito a novos ‘insights’ do que simplesmente perguntar como ele se comporta”, ressalta David Almeida, fundador da Multifarmas (www.multifarmas.com.br) - plataforma de análise de comportamento de consumo farmacêutico. Para realizar um marketing efetivo hoje em dia, as empresas precisam entender como seu potencial comprador se comporta, de onde ele veio, o que ele realmente quer atingir e as expectativas de compra.
A atual crise tem levado o consumidor a evitar compras de impulso e a comparar bem antes de comprar um produto ou serviço, e com o fácil acesso a internet através do celular, as pesquisas de preço tem se tornado uma realidade cada vez mais constante. Em 2014, mais de 65% das compras on-line teve origem em smartphones e 62% destes consumidores são da classe A e B, e 27% classes C e D, segundo pesquisa realizada pelo E-commerce Brasil em 2015.
Fatores que influenciam o consumo também devem ser acompanhados, e os principais são preço, disponibilidade, formas de pagamento e frete. Existem lojas virtuais que seguem à risca este monitoramento e adaptam suas estratégias conforme o mercado e conforme o comportamento do consumidor frente as ofertas ou preços de concorrentes. “Ferramentas de monitoramento de preço e disponibilidade são essenciais para uma boa estratégia de marketing e comercial que se adapta a cada nova demanda no mundo online” avalia o especialista.
A categoria mais vendida em 2015 na internet é a de Cosméticos e perfumaria/Cuidados pessoais/Saúde, com um publico majoritariamente feminino representando mais de 70% desta fatia do mercado. E uma questão deve ser destacada, a faixa etária de cada um destes segmentos, a de cosmético por exemplo tem um público na faixa de 22 a 35 anos, já o público de produtos ligado a saúde tem em média de 35 a 60 anos. Estes dados são extremamente importantes quando falamos de campanhas de marketing mais assertivas ou estratégias de vendas mais eficientes e principalmente nos canais digitais como e-mail marketing, mídias sociais e outros canais on-line.
Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG