Segmento supera mercado geral de medicamentos; indústrias se mostram preocupadas com desaceleração do crescimento.
Com crescimento de 11,75%, as vendas dos genéricos somaram R$ 5,9 bilhões em 2015, contra R$ 5,3 bilhões em 2014. Os dados fornecidos pela Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (PróGenéricos) apontam que o setor superou o desempenho da indústria geral de medicamentos, que faturou R$ 46,4 bilhões, expansão de 10,65%.
Se comparado às indústrias de medicamentos similares e de produtos de referência, o segmento de genéricos também apresentou avanço superior. Enquanto que a primeira teve aumento de 9,14% nas vendas, para R$ 3,6 bilhões, a segunda subiu 9,29%, com registro de R$ 17,8 bilhões.
Em volume, o setor registrou aumento de 12,2%, passando de 872.044 milhões de unidades comercializadas para 978.333 milhões. "Nossa expectativa era de um crescimento de pelo menos 15% em volume. Com o encarecimento dos custos de produção, afetados por fatores como a alta do dólar e o aumento do custo da energia, a rentabilidade do setor vem sendo afetada, o que pode desestimular investimentos em inovação e até mesmo no lançamento de novos genéricos", disse a presidente da PróGenéricos, Telma Salles, por meio de nota.
Em unidades, os genéricos representaram 28,88% de fatia do mercado em 2015 e em valores, alta de 1,24 ponto percentual. Apesar do crescimento, Telma se mostrou preocupada com a desaceleração. "Nos últimos três anos, não avançamos mais do que 2% na participação de mercado em volume, o que significa que o acesso vem ocorrendo de forma mais lenta."
A desaceleração também atingiu o crescimento do faturamento. O desempenho do ano passado, com expansão de 11,75%, encolheu em relação a 2014, quando a alta foi 14,88%, e 2013, cujo avanço atingiu 14,59%.
Veículo: Jornal DCI