O clima ideal também tem contribuído para o desenvolvimento e para a colheita da soja precoce em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater-MG, escritório local, Carlos Miguel Rodrigues Couto, a colheita está no início e deve ser acelerada nas próximas semanas. Uberlândia produz em torno de 150 mil toneladas de soja ao ano.
“Ao que tudo indica teremos uma safra de soja de alta qualidade e sem interferências negativas do clima. As expectativas são favoráveis tanto em relação à produtividade quanto aos preços pagos pela soja”, avalia.
Ainda segundo Couto, entre 40% e 50% da área cultivada com soja, cerca de 55 mil hectares, devem ser destinados à produção de milho. Na região também são cultivados na safra de inverno o sorgo, o trigo e o feijão.
“O milho está com a demanda e os preços aquecidos e, por isso, deve ser a grande aposta para a segunda safra. Mas, tudo dependerá das condições climáticas, que ainda é uma incógnita, e do avançar da colheita de soja, que começou mais tarde e poderá reduzir a janela de plantio da próxima safra”, observa Couto.
Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG