Apesar de ter crescido em 2015 na casa de 15% em relação a 2014, e ter movimentado cerca de R$ 41,3 bilhões, o comércio eletrônico deve começar a sentir em cheio os impactos da crise este ano. A previsão para o setor é desacelerar.
"[...] Em 20 anos de e-commerce, é a primeira vez que o desempenho pode ficar abaixo dos 10%, muito em função da perda paulatina do poder de compra do brasileiro, principalmente das classes C e D, que vinham aumentando sua participação no segmento nos últimos anos", disse o presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), Ludovino Lopes, por meio de nota.
Segundo ele, o cenário econômico do Brasil foi desfavorável para todos os setores, mas para o e-commerce a perspectiva é de que o mercado terá maior impacto nos resultados este ano, quando o crescimento deve ficar na casa dos 8%, atingindo R$ 44,6 bilhões. Entre 2001 e 2015, o crescimento médio anual do e-commerce foi de 37%, totalizando 7.509% de incremento, conforme apuração o relatório Webshoppers, pela E-bit com apoio da camara-e.net e outras entidades e associações.
Veículo: Jornal DCI