Montante representa alta de 12% em relação ao ano anterior, diz IAB. Jogos devem influenciar pouco.
Os investimentos em publicidade digital no Brasil alcançaram R$ 9,3 bilhões em 2015, uma expansão de 12% na comparação com o ano anterior. Os dados são da pesquisa Digital AdSpending, levantamento feito pelo Interactive Advertising Bureau ( IAB), em parceria com a ComScore. Apesar do crescimento, o montante ficou abaixo do volume projetado pelo IAB para o ano, que era de R$ 9,5 bilhões.
— Se olharmos o que ocorreu na economia brasileira em 2015 e no mercado de publicidade, vemos que o meio digital vem crescendo em cima de outros mercados — disse André Izay, presidente do IAB Brasil.
Do total investido, R$ 5,16 bilhões foram destinados à publicidade em plataformas de pesquisa, como Google e Yahoo, e classificados. Uma fatia de R$ 3,14 bilhões foi a publicidade digital feita em formato display ( banner) e em redes sociais ( Facebook e Twitter, entre outros). Já a publicidade em vídeos digitais abocanhou R$ 1,03 bilhão.
Não há dados sobre o crescimento de cada um desses formatos. Segundo Izay, a partir da divulgação dos números de 2016, provavelmente já será possível incluir essa separação e dados mais precisos da publicidade em mobile e vídeos. Essas, segundo ele, têm sido demandas constantes do setor, assim como os investimentos em publicidade nativa ( conteúdo voltado à promoção de marcas ou empresas).
O levantamento também não contempla dados dos maiores anunciantes no meio digital, nem os canais — plataformas e redes sociais ( Google, Facebook, Yahoo, Twitter e YouTube, entre outros) e portais de diferentes provedores de conteúdo ( sites de TVs, rádios, jornais, revistas e portais) — que recebem as maiores fatias desses investimentos.
Para 2016, a expectativa do IAB é de que o mercado repita o crescimento de 12%, o que elevaria o total investido no meio para R$ 10,4 bilhões.
De acordo com o presidente do IAB, os Jogos Olímpicos devem ter pouca influência nesse crescimento. Ele acredita que nem todo o mercado será influenciado por esse evento em razão do cenário de crise.
A expectativa do IAB é que o crescimento seja maior nos investimentos em vídeo e mobile ( internet móvel), embora a metodologia da ComScore para o levantamento ainda não permita separar essas informações. A pesquisa também não tem parâmetros para se saber, com precisão, quanto a publicidade digital já representa no total dos investimentos em publicidade no país.
— Temos um crescimento do tempo de conexão e maior consumo de informações em mobile e vídeo. É uma migração natural, já que viemos de uma indústria muito focada em TV — avaliou Izay, sobre o avanço do mobile.
A atual edição da pesquisa Digital AdSpending baseou- se em informações fornecidas pelos cem maiores grupos de mídia do país. O levantamento levou em conta também dados de compra e venda de publicidade digital coletados com os associados, ferramentas de planejamento de marketing da ComScore e números públicos do setor. O IAB tem 230 associados no Brasil.
Veículo: Jornal O Globo