Segundo pesquisa realizada pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), os consumidores de todo o Brasil estão bastante cautelosos quanto aos gastos para o período da Páscoa que se aproxima; 79% deles pretendem gastar menos nas comemorações e 70% estarão mais atentos aos preços e promoções do que à qualidade do produto em si. A prioridade para este tipo de oferta será maior na classe C (74%), seguido das classes D/E (70%) e, por último, as camadas A/B (62%).
Quando comparada com os números do ano passado, o nível de desconfiança e contenção de despesas por parte dos consumidores se torna evidente. Em 2015, 60% dos participantes da pesquisa pretendiam comprar ovos de Páscoa, enquanto este ano o nível é 15 pontos percentuais inferior (45%). Os outros 55% afirmam que darão prioridade a itens como bombons, colombas e barras de chocolate.
O estudo revelou ainda que o valor a ser gasto no período será de R$ 82, em comparação a R$ 95 no ano passado, mesmo contabilizando a inflação acumulada dos últimos 12 meses.
Na divisão por regiões, o Nordeste é a que menos fará a opção por priorizar preços e promoções; 'apenas' 57%, contra os 62% de 2015. A procura por preço menor e ofertas especiais será maior na região Centro-Oeste, onde 77% farão essa opção (contra 52% no ano anterior).
No Sul e Sudeste, essa fatia corresponde a 72% dos compradores (55% em 2015), enquanto no Norte o número é 67% (45% no ano passado).
Formas de pagamento
Dentre as formas de pagamentos possíveis, 53% usarão dinheiro em espécie; depois vem o cartão de débito como segunda opção, com 38%, e em seguida o cartão de crédito, com 8%.
A grande maioria (83%) pretende pagar à vista as compras referentes à data; entre os 17% que pagarão a prazo, 86% planejam usar o cartão de crédito.
Metodologia
Os dados da pesquisa "Hábitos de Consumo - Páscoa 2016" foram obtidos por meio de um levantamento eletrônico realizado pela Boa Vista SCPC, de 02 a 23 de fevereiro, com 504 consumidores usuários do site Consumidor Positivo.
Veículo: Diário do Nordeste