Crise empurra marca própria para carrinho do consumidor

Leia em 1min 30s

Consumo de itens comercializados nas grandes redes varejistas tem aceitação em mais de 18 milhões de domicílios

 

A crise financeira internacional já mudou os hábitos dos brasileiros em diversos aspectos e, agora, é a vez dos produtos de marcas próprias, que, segundo a Abmapro (Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização), devem ganhar mais espaço no carrinho do consumidor.

 

O motivo, disse a associação, são os preços, que, em comparação com outros produtos, podem ser até 20% mais baratos. Dessa forma, a mudança no cenário econômico favorece o setor, já que há uma tendência maior do consumidor em experimentar itens com a marca do varejista e do atacadista, a fim de comprovar a relação custo-benefício.

 

"A marca própria é uma opção que contribui para que o poder aquisitivo do consumidor não seja tão afetado, pois os produtos mantêm a qualidade esperada com um diferencial de preço de até 20%", explicou a presidente da instituição, Neide Montesano.

 

Cliente potencial

 

Ainda segundo a entidade, dados da Nielsen mostram que o número de itens de marca própria cresceu 31%, entre agosto de 2007 e julho do ano passado. Além disso, eles já podem ser encontrados em aproximadamente 18 milhões de domicílios, o que equivale a 48,9% das residências do país.

 

Outra pesquisa, realizada no ano passado pela LatinPanel, mostra que 67% das famílias brasileiras já consumiram marca própria no país, das quais 9% se tornaram clientes fiéis. O estudo revelou ainda que a maioria destes consumidores é composta por donas de casa com mais de 40 anos, cujas famílias possuem três ou quatro integrantes.

 

Veículo: Jornal do Commercio - AM


Veja também

Ovo de Páscoa sobe até 20%

Dólar encareceu os produtos que vem com brinquedos, pois maioria é importada da China   Os ovos de...

Veja mais
Exportações de têxteis caem 36% em fevereiro, apesar da alta do dólar

Dados preliminares da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) mostram que, em fevereiro, as exportaç&otild...

Veja mais
Investimento da Reckitt

A Reckitt Benckiser, fabricante de produtos de limpeza, está investindo R$ 60 milhões no desenvolvimento d...

Veja mais
Dona da Adria consegue ganho anual 33% maior

A M. Dias Branco, empresa dona da Adria e que atua na fabricação de biscoitos e massas, registrou lucro l&...

Veja mais
Justiça nega à DuPont pedido de retroatividade de patente

Em decisão inédita, a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendeu que a vigê...

Veja mais
Crise provoca deflação em eletrônicos

Em um mês, preços caíram até 1,05%, ante inflação de 0,25%   O peso da c...

Veja mais
Varejo em ritmo de guerra no NE

A estreia da Casas Bahia no Nordeste, com a abertura de duas lojas prevista para o dia 29 de março, em Salvador (...

Veja mais
Brasil sobretaxa viscose importada de 6 países

Com objetivo de proteger à indústria têxtil nacional, o governo aplicou medidas antidumping por seis...

Veja mais
Sem carga, cresce fila de caminhões em SP

A crise financeira internacional está prejudicando o trabalho dos caminhoneiros, disse o presidente da Associa&cc...

Veja mais