A procura por promoções tem aumentado e as empresas de comparação de preços, hospedagens econômicas e vendas de passagens on-line aproveitam para ganhar mercado. Para elas, com a redução de orçamento do viajante, a busca por destinos mais próximos e meios de transporte mais baratos deverão aumentar.
Facilidade é a palavra que descreve as necessidades de consumo do viajante, segundo a sócia-diretora da Mapie Consultoria, Trícia Neves. "A praticidade deve estar no acesso ao local e na forma de pagamento", aponta Trícia.
Para ela, locais mais próximos e com custo-benefício devem ser as principais opções do turista. Além disso, Trícia acredita que para atingir seu objetivo o viajante irá utilizar ainda mais ferramentas de comparação de preços, agências de turismo on-line e novas soluções de hospedagem. "O brasileiro não aceita mais pagar por algo que não vale o preço", diz. Segundo ela, o e-commerce tem crescido por dois motivos: o hábito e a possibilidade de comparar os preços.
Um exemplo do crescimento da procura por ferramentas on-line é o comparador de preços Kayak. De acordo com o diretor da empresa, Kaio Philipe, o volume de pessoas que realizou cadastros para receber alertas de preços no site teve uma alta significativa. "Não divulgamos o número, mas a tendência é que a busca por ferramentas de planejamento e metabuscadores cresça". Segundo Philipe, o movimento é comum em períodos de crise, um exemplo é a expansão das ferramentas nos Estados Unidos, em 2008.
Para este feriado de Páscoa, o executivo aponta que mesmo países internacionais têm tido procura. "As passagens para Miami e Nova York estão muito baratas. Em Miami, o preço caiu em 50%", comenta. No entanto, em termos de hospedagem a procura é maior entre hotéis de três estrelas - antes era de quatro.
Outra solução que tem ganhado espaço é o Airbnb, uma plataforma de anúncio e reserva de hospedagem. De acordo com o diretor geral da empresa no Brasil, Leonardo Tristão, com a alta do dólar e a instabilidade econômica, a tendência para o feriado de Páscoa e as próximas comemorações do ano é que o turismo interno aqueça e os meios de hospedagem com melhor custo-benefício sejam mais procurados. "Há uma tendência de crescimento do turismo interno. Já sentimos isso em outros feriados", diz. Segundo ele, no período de Natal e Réveillon, a empresa teve crescimento de 200% entre usuários brasileiros que usaram a ferramenta no País, contra 60% de alta de brasileiros que usaram fora. "Na crise, você tem de ter opções que cabem no bolso de todo mundo", ressalta.
Para Tristão, uma das estratégias da empresa no País é aumentar o uso do Airbnb em estadias curtas, como feriados. Como exemplo, ele aponta o paulistano que tem utilizado cada vez mais a solução em locais próximos como Guarujá, Ilha Bela e São Sebastião.
Rodoviário
Um meio de transporte que sofreu retração de 5% no início deste ano, mas promete manter-se estável para o feriado é o rodoviário. Na opinião do diretor dos terminais rodoviários de São Paulo da Socicam, Antonino Alibrando, o feriado de Páscoa e o de Corpus Christi são as oportunidades para as empresas de ônibus conseguirem aumentar as vendas com os turistas de lazer. "No segundo semestre teremos mais feriados no final de semana."
Segundo ele, o uso aumentou, sobretudo em rotas com mais de 200 quilômetros. "São viagens mais curtas. Acreditamos que o pessoal está indo de carro, pelo custo", explica.
Para ele, na crise a busca por transportes alternativos aumenta e o rodoviário ganha espaço entre os que ainda querem viajar, por conta do preço e a disponibilidade. "Não tem que comprar com tanta antecedência como o aéreo."
O coCEO e cofundador da ClickBus, Cesário Martins, concorda e afirma que o uso da plataforma deverá dobrar a busca por passagens no período. "Comparado com o aéreo é muito mais barato, principalmente se for comprado de última hora", assinala Martins. Para viagens com saída hoje (24) - véspera de feriado -, ele aponta que 50% das passagens já foram vendidas.
A empresa, que também oferece uma plataforma de compra de passagem rodoviária para agências de turismo, aponta que com a crise a procura pelo sistema aumentou. "Não só agências, como as empresas também nos buscam para viagens de negócios." A previsão é que a solução venda 60 mil passagens neste feriado.
Veículo: Jornal DCI