As vendas dos supermercados mineiros tiveram crescimento de 3,74% em fevereiro, comparado com o mesmo mês de 2015. O bom desempenho é fruto da mudança do comportamento do consumidor do Estado, que agora tem substituído os almoços em restaurantes e as saídas por alimentação e eventos em casa.
Segundo a pesquisa Termômetro de Vendas, divulgada pela Associação Mineira de Supermercados (Amis), no acumulado do ano comparado com o mesmo período de 2015, o crescimento foi de 2,21%. “Os consumidores estão começando a fazer mais eventos em casa, o que impulsiona as nossas vendas”, afirma o superintendente da Amis, Antônio Claret Nametala.
Além disso, ele pondera que foram realizados vários investimentos que impulsionaram o crescimento. “Mesmo em cenário de crise, o setor fez vários investimentos para adequação e modernização de lojas, além de abertura de pontos comerciais em todo o Estado”, afirma.
Já na comparação com janeiro, houve uma retração de 2,89%. Mas, o mau desempenho nessa base é justificado pelo calendário. O mês de fevereiro tem menos dias, por isso é um movimento já esperado.
Ao mesmo tempo, o crescimento frente a fevereiro de 2015, se justifica também pelo calendário. Como o Carnaval foi no início do mês, as pessoas estavam capitalizadas o suficiente para aumentar as compras. No período, são aceleradas as vendas de carnes e bebidas, principalmente.
Brasil - Nacionalmente, conforme dados divulgados pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em fevereiro frente a janeiro, o setor teve uma retração de 1,61% nas vendas. Na comparação entre fevereiro de 2016 e o mesmo mês de 2015, o desempenho foi positivo em 2,92%. O acumulado no primeiro bimestre apresentou redução de 0,36%.
Para março, as projeções não são tão positivas em decorrência do mau desempenho das vendas para a Páscoa. Houve uma queda de 20% nas vendas de ovos de chocolate e um crescimento de 5% das vendas de barras de chocolate, gerando uma retração global de 12% no período frente a 2015. O esperado era pelo menos manter os resultados do exercício anterior. Para o ano, as projeções são de elevar em 1% as vendas. “Estamos conservadores porque o ano está exigindo cuidado”, afirma.
Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG