O 1º Simpósio Nacional de Varejo e Shopping, realizado pela Alshop em Punta del Este de 31/03 a 03/04 revelou o estudo encomendado para o Ibope Inteligência sobre a vacância em Shopping Centers. Alarmante, a pesquisa pontua de nos shoppings em maturação, ou seja, inaugurados há menos de três anos, o índice de espaço vago chega a 45% do total da área bruta locável (ABL).
Vistos desse ponto de vista os dados são, realmente, alarmantes. Mas é necessário ressaltar que, nos shoppings já consolidados (que são a grande maioria em operação no Brasil) as áreas vagas ficam em torno de 9%. E há outros dados que mostram o vigor do setor varejista: além do aumento no fluxo de visitantes - fator preponderante para a efetivação das vendas - também há um grande número de marcas abrindo novas lojas em 2016.
Visitantes
O Ibope Inteligência divulgou uma tendência no crescimento do fluxo de visitantes nos shopping center brasileiros. Desde novembro, o movimento de queda foi revertido e, em março, o fluxo de visitantes cresceu 0,5% em relação ao mês anterior. Os números mostram a vontade do consumidor em retomar a sua rotina de compras, diversão e entretenimento, que encontra no shopping center o cenário ideal para atender às suas necessidades.
Estudo da CNC - Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo - traz outro dado que merece atenção (e comemoração): o índice de confiança dos empresários do comércio aumentou 1,1% em março em relação a fevereiro. Esse aumento da confiança e otimismo também foi visto durante o Simpósio Nacional de Varejo e Shopping em estudo realizado pela Alshop.
A Entidade ouviu cerca de 50 marcas associadas, todas elas com várias lojas em operação, e detectou que 34 delas pretendem abrir novos pontos de venda em 2016. Somando todas as operações, serão 824 novas lojas (próprias e franqueadas) abertas nos shoppings brasileiros. E não é uma especulação: tratam-se de operações que já estão com contratos assinados, funcionários em processo de seleção e todo o restante necessário para iniciar o funcionamento.
Para repercutir o tema, colocamos à disposição o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, e o diretor de Relações Institucionais da entidade, Luís Augusto Ildefonso. Ambos podem falar sobre a vacância nos shoppings, o aumento no fluxo de visitantes dos malls e sobre o aumento da confiança dos empresários e o reflexo desses fatores na economia brasileira.
ALSHOP
Com mais de 45 mil associados em todo o país, a Alshop - Associação Brasileira de Lojistas de Shopping representa hoje cerca de 140 mil lojistas dos 893 shopping centers instalados no País. A entidade foi criada em 1994 e é membro da Federação Nacional de Varejo norte-americana (NRF), do Forum for International Retail Association Executives (FIRAE), do International Council of Shopping Center (ICSC) e da União Nacional das Entidades do Comércio e Serviços (UNECS).
Assessoria de Comunicação da ALSHOP