O Casino superou as previsões de vendas para o primeiro trimestre deste ano, como divulgou a varejista francesa nesta quinta-feira. Os resultados mostraram uma recuperação em seu mercado doméstico e uma desaceleração na queda da demanda por eletrodomésticos no Brasil.
O grupo, que teve sua nota de crédito cortada para "grau especulativo" no mês passado pela Standard & Poor's, também manteve suas metas para maiores lucros e fluxo de caixa, na França, neste ano. A empresa disse ainda estar confiante na venda de ativos para reduzir a dívida.
As vendas do grupo no primeiro trimestre foram de 9,71 bilhões de euros, superando a estimativa média de analistas de 9,56 bilhões de euros em pesquisa fornecida pela própria empresa. Excluindo aquisições, vendas, efeitos cambiais e combustível, as vendas subiram 1,5%. A companhia cortou preços em seu mercado doméstico nas unidades de hipermercado Geant e no braço mais econômico, LeaderPrice.
As vendas na categoria mesmas lojas - que considera apenas as lojas com mais de um ano de existência - da Geant subiram 4% no primeiro trimestre depois de alta de 3% em uma base comparável no quarto trimestre de 2015. As vendas mesmas lojas da LeaderPrice subiram 4,5%.
Grupo Pão de Açúcar
No Brasil, onde o Casino controla o Grupo Pão de Açúcar, as vendas tiveram um aumento de 3%, registrando uma receita líquida de R$ 17,7 milhões.
Na unidade de eletrodomésticos, Via Varejo - responsável pelas lojas físicas da Casas Bahia e Pontofrio - as vendas tiveram queda. No período, as vendas caíram 11,8%, na categoria mesmas lojas, ante baixa de 15,2% no quarto trimestre do ano passado. No terceiro trimestre de 2015 a queda foi ainda maior, de 24,2%.
O resultado apresentado demonstra que está havendo uma desaceleração na queda das vendas da empresa. Na análise total a queda foi de 12,7%. De acordo com o chefe financeiro do Casino, Antoine Giscard d'Estaing, o negócio está seguindo uma "tendência de estabilização".
E-commerce
Nas vendas on-line, em relação aos resultados da Cnova Brasil, que administra os e-commerces da CasasBahia.com.br; do Pontofrio.com.br e do Extra.com.br, a empresa apresentou queda de 24,9% no primeiro trimestre de 2016 na comparação com igual período do ano anterior. Nesse quesito, a companhia reportou ter obtido uma receita de R$ 1,177 bilhão entre janeiro e março.
Veículo: Jornal DCI