Procura por refrigerantes e cervejas diminuem devido ao frio, mas, em compensação, vinhos estão entre os produtos que têm mais saída.
Quando as temperaturas diminuem, a busca por comidas e bebidas mais quentes aumenta. O frio, que chegou há cerca de uma semana, fez os supermercados levarem vantagem e virarem 'termômetros', pois registraram uma elevação no consumo de vinhos, sopas instantâneas, cafés, chás e legumes.
Conforme o comprador de um supermercado de Venâncio Aires, Roderlei Lenz, as baixas temperaturas fizeram o consumidor migrar dos refrigerantes e cervejas, para os vinhos, que tiveram um aumento em torno de 120% nas vendas. O vinho nacional, cujo preço varia de R$ 7 a R$ 80, ainda é o mais procurado. Além disso, os chás também ganharam vez e a procura cresceu cerca de 30%.
Lenz conta que os clientes também deixaram um pouco de lado a compra do café solúvel e optaram por consumir o moído, utilizado para se fazer café passado. O que mais cresceu foram as vendas de sopas instantâneas, pois a procura aumentou em torno de 200%. Era de se esperar, já que sopas e vinhos sempre são a dupla quente das vendas no frio.
Na opinião do comprador, o frio sempre aquece as comercializações de muitos produtos nos supermercados: 'Para nós o frio é muito bom'. Para atrair ainda mais os clientes, Lenz conta que o supermercado busca investir em promoções. Além do mais, como o inverno ainda não chegou, as expectativas de vendas se mostram ainda mais positivas.
Em um outro supermercado do município, também houve um aumento nas vendas de alguns produtos. Legumes e frutas, por exemplo, são repostos com frequência devido à grande procura. No geral, de acordo com o proprietário Juliano Moreira, houve um aumento de 50% nas vendas do local. O que mais tem saída, segundo ele, são os vinhos. 'Até acabei comprando uma quantidade bem significativa, porque estão muito boas as vendas', conta. Ele comenta, ainda, que os vinhos quase não tinham saída e, desde que o frio chegou, todos os dias o produto tem alguma procura. 'O frio melhorou muito para mim. A gente bateu as metas de vendas de um período, apenas neste fim de semana', comenta. Além disso, Moreira ressalta que as vendas de produtos da padaria também sofreram um acréscimo.
Meios para se esquentar
Salete Maria de Andrade, 55 anos, aproveitou a manhã de ontem para ir às compras em um supermercado. Em meio aos produtos comprados, o que não faltou na lista foram os legumes para fazer sopa durante a noite.
Salete conta que, devido ao frio, a sopa três vezes por semana é sagrada para ela se manter quente. Além disso, chás e frutas também estão entre os alimentos preferidos dela durante o frio.
A aposentada Estelita Rachor, 64 anos, também muda os hábitos alimentares em função das baixas temperaturas. Feijoada, sopa, galinhada e café quentinhos são os alimentos que não podem faltar. Embora não tome vinho, ela não abre mão de pesquisar os preços e comprá-los para os familiares que tanto o apreciam.
Veículo: Site Folha do Mate