A adesão aos smartphones nunca foi tão alta no Brasil, revelou um estudo ComTech. Os dados, levantados pela Kantar Worldpanel, constatou que houve um aumento de 9,7% na compra de novos telefones em dezembro do ano passado em comparação com o mesmo período de 2014.
Em 2015, a penetração chegou a 49%, sendo que no ano anterior ficou em 27% - alta de 22 pontos percentuais de um ano para o outro. Em 2013 e 2012, respectivamente, os números eram 12% e 6%. As novas tecnologias oferecidas pelos telefones estão entre as razões que explicam a busca por aparelhos mais modernos.
Para fazer as compras caberem em seu bolso, os brasileiros têm escolhido bem com o que vão gastar. A maior parte da população aposta em aparelhos de R$ 500 (46,1%), enquanto apenas 5,7% optam por modelos avaliados em mais de R$ 1.501. O gasto médio dos usuários de smartphones por plano não para de cair entre os consumidores na modalidade pós-pagos: em dezembro de 2015, a média ficou em R$ 72,10. Em 2014 era de R$ 77,93, enquanto em 2013 batia a casa dos R$ 96,10.
Veículo: Jornal DCI