Apesar da crise e da queda do consumo, o comércio eletrônico mantem crescimento. De acordo com o Relatório Conversion do E-commerce Brasileiro 2016, o segmento deve movimentar R$ 69,76 bilhões no ano, crescimento de 25% ante o ano anterior.
Apesar da alta, em 2015 o crescimento foi um pouco superior, de 29,6%, quando atingiu faturamento de R$ 55,81 bilhões. De acordo com o CEO da agência digital Conversion, Diego Ivo, o desempenho das lojas virtuais está descolado do comércio que vem sofrendo com a perda de consumo das famílias. "O comércio eletrônico vai na contramão da economia desaquecida e é aliás impulsionada pelo momento econômico, uma vez que usuários pesquisam mais e estão mais sensíveis a preço", afirma Ivo.
Ainda segundo o executivo, o crescimento do segmento tem sido impulsionado, sobretudo, pela mudança do perfil do brasileiro e da forma de consumir. "Um fator que impulsiona o crescimento do setor é a mudança de comportamento do consumidor, que está cada vez mais digital e prefere comprar on-line, tanto pelas ofertas quanto pela comodidade", completa Ivo.
Resultado mensal
De acordo com o estudo da Conversion, em maio, o movimento do setor deve ser de R$ 6,18 bilhões, um crescimento de 8,67% ante abril. Segundo o relatório da companhia, o motivo para tal expansão é que maio é um dos meses mais movimentados no comércio brasileiro, por ter o dia das mães e ser o 'mês das noivas', por conta do número de cerimônias e festas que é realizado na época, movimentando a o nicho de roupas e presentes.
Segundo o relatório divulgado ontem (2), o único mês que deve ter um faturamento superior a maio será novembro, quando ocorrerá o Black Friday, considerada a maior campanha de descontos do País. Neste período, a expectativa de faturamento esperada é de R$ 8,72 bilhões, 12,5% do total movimentado no ano.
Veículo: Jornal DCI