Consumo das famílias cai 29% em maio

Leia em 1min 30s

O consumo das famílias paulistanas caiu 29,4% em maio sobre o mesmo período do ano passado, para o pior nível desde o início em 2010 das medições pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), segundo pesquisa divulgada ontem.

Em maio, o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) apresentou queda de 4,7 por cento sobre abril, registrando 63,5 pontos de um total de 200 possíveis. Segundo a entidade, números menores que 100 pontos mostram que há insatisfação dos consumidores. As cifras que ficaram acima desse patamar, marca satisfação em relação às condições de consumo atuais do consumidor.

Para a entidade, a retração do consumo reflete o impacto da inflação sobre a renda familiar, especialmente quando se observa que o grupo de maior gasto do orçamento é o de alimentos, que acumula alta, em 12 meses até abril, de 12,1 por cento. "Com o poder de compra afetado, as famílias continuam restringindo o consumo", afirmou a FecomercioSP em comunicado.

"Os problemas estruturais do Brasil ainda são graves e a trajetória no nível de satisfação só começará a mudar quando emprego e renda apresentarem melhoras concretas", acrescentava a nota.

Retomada

Para a FecomercioSP, após a divulgação das primeiras medidas econômicas do novo governo vão no sentido correto e pode ajudar a elevar os indicadores da entidade nos próximos meses. Segundo a Federação, ainda que de forma incipiente, os indicadores de confiança parecem estar respondendo positivamente ao desfecho da crise política. O Índice de Confiança do Consumidor da FecomercioSP, por exemplo, subiu de 87,7 pontos em abril para 90,9 pontos em maio. "Apesar da queda no componente que mede a avaliação em relação às condições econômicas atuais, o índice de expectativas subiu 7,5% no mês e chegou a 119,9 pontos", disse a FecomercioSP em nota.

 



Veículo: Jornal DCI


Veja também

PIB da indústria cai 1,2% no 1º trimestre de 2016, aponta IBGE

O Produto Interno Bruto (PIB) da indústria caiu 1,2% no primeiro trimestre de 2016 em relação ao qu...

Veja mais
Taxa de desemprego no País atinge 11,2%

                    ...

Veja mais
Intenção dos paulistanos de contrair crédito tem ligeira alta

O Índice de Intenção de Financiamento dos paulistanos atingiu 14,4 pontos em maio, leve eleva&ccedi...

Veja mais
Inadimplência atinge mais empresas e famílias

Embora não se possa falar em inadimplência generalizada, os atrasos de pagamentos crescem tanto no segmento...

Veja mais
Anvisa faz votação para decidir se adia prazo para pôr alergênicos no rótulo

                         ...

Veja mais
Agronegócio: Setor cresce 1,67% no 1º bimestre

                    ...

Veja mais
82% dos varejistas utilizam tecnologia para fidelizar clientes

A Zebra Technologies Corporation divulgou hoje (30) os resultados de sua mais recente pesquisa sobre o comportamento do ...

Veja mais
Internet das Coisas é imperativa na Indústria 4.0

A estimativa dos institutos de pesquisa é de que a partir de 2020, a Internet das Coisas será o maior merc...

Veja mais
Confiança da indústria atinge maior nível desde março de 2015

                       Avalia&...

Veja mais